Pesquisar este blog

domingo, 11 de setembro de 2011

Proposta impede vistoria de veículos por empresas credenciadas

323/11, do deputado Giacobo (PR-PR), que proíbe a terceirização da vistoria em veículos.

As vistorias por empresas credenciadas foram liberadas pela Resolução 282/08, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O deputado propõe a sustação dessa norma, por considerar que o órgão extrapolou seu poder.

Para Giacobo, como o Código de Trânsito Brasileiro diz explicitamente que as vistorias deverão ser realizadas pelos Detrans, apenas uma outra lei aprovada pelo Congresso Nacional poderia ampliar esse poder para outras empresas.

“Apesar de caber ao Contran normatizar os procedimentos sobre registro e licenciamento de veículos, o Código de Trânsito atribui aos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal o dever de vistoriar, registrar, emplacar e licenciar veículos”, afirma.

Além de ampliar o rol de entidades que podem vistoriar os veículos, a resolução também contém normas para a regularização e numeração de motores.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.


Íntegra da proposta:
PDC-323/2011

FONTE: CÂMARA DOS DEPUTADOS

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.