A prefeitura de Porto Velho vai doar uma área para construção do Centro de Treinamento das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (CFC’s). O anúncio foi feito pelo prefeito Roberto Sobrinho na tarde desta quarta feira (21) durante reunião com representantes do Sindicato da categoria (Sindar), gerentes e diretores de 20 empresas do ramo. O vereador licenciado e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Mário Sérgio Teixeira intermediou o encontro.
Conforme a presidente do Sindar, Solange Barros, a lei determina que as Autoescolas tenham espaço apropriado para treinar os futuros condutores. Além disso, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) notificou todas as empresas no início de setembro e deu prazo de 120 dias para se adequarem. Ela também mostrou ao prefeito o projeto de engenharia para a construção da obra, atendendo todas as normas técnicas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Só está faltando o local para iniciarmos a construção e esperamos que o senhor atenda nosso pedido”, explicou. Dalva Costa, uma das proprietárias de Autoescola que participou da reunião, reconheceu que a falta de local apropriado e a utilização de vias públicas para treinamento causa transtornos para as empresas, instrutores, alunos, moradores e para quem trafega pelo local. “Apesar do local ser sinalizado muita gente não respeita e acaba tornando essa atividade muito arriscada”, comentou.
Mário Sérgio explicou que já houve várias reuniões com a categoria com objetivo de encontrar uma solução para resolver o problema. Todos foram unânimes em afirmar ser preciso um local apropriado para o treinamento, por se tratar da principal necessidade a todos os empresários do setor. O presidente da Emdur lembrou que tempos atrás foi destinada uma área no bairro Flodoaldo Pontes Pinto para esta finalidade, mas o Detran/RO desistiu, alegando não ter interesse no projeto.
Boa notícia
Depois de ouvir a todos atentamente e fazer perguntas, Roberto Sobrinho declarou que vai doar a área, pois tem interesse que as atividades sejam realizadas da forma mais adequada possível e com segurança para todos. “Vou acionar a Procuradoria Geral do Município para cuidar dos trâmites legais e na próxima semana estarei encaminhando a mensagem a Câmara de Vereadores para oficializar a doação do terreno ao sindicato”, garantiu o prefeito sob aplausos.
Roberto Sobrinho acrescentou que a parceria com o Sindar é muito importante para resolver um problema histórico e que vem se arrastando por longas décadas, que é a utilização de vias públicas para o treinamento dos futuros condutores de veículos. “É um pedido justo, uma iniciativa muito positiva”, enfatizou.
Agradecimentos
Dalva Costa parabenizou o prefeito por sua atitude em atender a solicitação do sindicato, que contempla todas as empresas. “Sabíamos que não haveria barreira e que o prefeito encontraria uma solução”, comemorou. Solange Barros acrescentou: “Estou muito feliz por essa decisão do prefeito e quero agradecê-lo em nome de todos por ter tendido as nossas expectativas”.
FONTE: RONDÔNIA DINÁMICA
