Apesar de não haver registro de problemas graves, polícia arma forte esquema no evento que promete lotar o Vitória Régia amanhã
Com a estimativa de reunir 50 mil pessoas - a maior concentração pública em um único evento em Bauru -, acontece amanhã a partir das 13h a Parada da Diversidade. Apesar de o evento não ser marcado por problemas, para garantir a segurança de todos, a Polícia Militar (PM) disponibilizará um efetivo de 180 policiais patrulhando o Vitória Régia, onde o evento será realizado, e todos os seus entornos.
Ontem, foi realizada uma palestra explicando como esses policiais estarão distribuídos. Além do policiamento de Bauru - Pelotão de Trânsito, Pelotão de Força Tática, Canil, Base Móvel, Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e policiais à pé -, atuarão no evento também policiais em formação de Assis, Marília e Jaú.
“Teremos policiamento da quadra 20 a quadra 30 da Nações Unidas. Também atuaremos nos arredores para garantir que não ocorra nenhum problema”, explica o capitão Paulo César Valentim, comandante da 1.ª Companhia da PM.
O grande efetivo tem cunho preventivo, uma vez que, segundo os organizadores, nunca foram registrados boletins de ocorrência nos eventos anteriores (esta é a quarta edição da Parada da Diversidade realizada em Bauru).
Além do policiamento, a Prefeitura de Bauru e a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) também montaram grande esquema para não haver problemas no local. Além da interdição de ruas (veja no quadro ao lado), agentes de fiscalização do trânsito atuarão na área.
“Como sabemos que muitas pessoas de outras cidades vêm para Bauru para fazer compras no domingo, este ano não iremos fechar a entrada da rodovia Marechal Rondon que dá acesso ao shopping. Isso possibilitará um trânsito melhor”, completa Paulo Valentim.
A Parada da Diversidade fecha a programação da 1ª Semana de Combate ao Preconceito e à Discriminação. O fim da festa amanhã será marcado pelo show da cantora Preta Gil, o que deve atrair um público ainda maior.
Segundo os organizadores, metade dos participantes deverá vir de outras cidades, inclusive de outros estados. De acordo com estimativa da Associação Bauru pela Diversidade (ABD), cada visitante gasta, em média, cerca de R$ 120,00, incluindo as despesas com hotel e refeição. Isso multiplicado por 25 mil, daria a bagatela de R$ 3 milhões gastos em Bauru em apenas um fim de semana.
Sem destilados
Durante a palestra que apontou o efetivo policial, os organizadores do evento pediram à PM e também à Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) que fiscalizem com maior rigor a questão das bebidas alcoólicas, uma vez que destilados estão proibidos.
“A festa já não tem problemas, porém, acreditamos que os poucos que ainda existem praticamente sumiriam se não houvesse bebidas destiladas. Por isso, queremos pedir que fiscalizem com rigor a proibição desse tipo de bebida, especialmente um vinho comumente vendido no local”, relata Markinhos Souza, presidente da Associação Bauru pela Diversidade (ABD).
A 1.ª Semana de Combate ao Preconceito e à Discriminação, que teve como tema em 2011 “A educação é a solução - Todos contra o bullying”, é uma realização da Prefeitura de Bauru, Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes) e da Associação Bauru Pela Diversidade (ABD). Tem apoio das Secretarias Municipais de Cultura, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Planejamento, Desenvolvimento, Administração, Esportes e Lazer, Finanças e Negócios Jurídicos e da Emdurb.
Serviço
A Parada da Diversidade será realizada amanhã a partir das 13h no Parque Vitória Régia, em Bauru. Por volta das 15h30 está prevista a marcha, que se encerra às 18h30. Às 20h, ocorre a apresentação da Beyoncé cover, abrindo o show da cantora Preta Gil, previsto para as 21h.
Trio elétrico
Todos os anos, um dos grandes atrativos da Parada da Diversidade é a presença do trio elétrico. Entretanto, para que continue atraindo a população como um diferencial positivo, a Polícia Militar (PM) também alerta para que não sejam cometidos abusos.
“A recomendação é para que as pessoas não nas beiradas do trio elétrico. Outro problema é quando levam acessórios, como bancos e cadeiras. Isso é muito perigoso e não deve ser feito em hipótese alguma”, aconselha o capitão Paulo César Valentim, comandante da 1.ª Companhia da PM.
Polícia alerta a furtos de celulares e bolsas
Com a grande quantidade de pessoas que o evento espera reunir, a Polícia Militar (PM) alerta para possíveis pessoas que se aproveitem da aglomeração a fim de praticar crimes. “Pedimos que as pessoas se previnam. A polícia estará presente, mas a prevenção é essencial. É preciso tomar cuidado com bolsas e mochilas. Se elas estiverem nas costas, podem ser facilmente furtadas”, explica o capitão Paulo César Valentim.
Outra dica é em relação aos aparelhos celulares. “É sempre recomendado carregar o celular nos bolsos da frente. O que ocorre bastante também é pessoas que tentam tirar foto. No meio da aglomeração, podem bater na mão dela e o aparelho cair. Então, é melhor usar aquelas fitas que prendem o aparelho no braço.” A polícia também está atenta aos furtos de veículos. Valentim diz que o helicóptero Águia irá patrulhar o local, mas pede que “não deixem objetos de valor nos bancos dos carros”.
Ruas interditadas
Para quem vai passar pelas proximidades do Vitória Régia amanhã, é preciso ficar atento a algumas vias que serão interditadas para a Parada da Diversidade. Segundo a Emdurb, às 9h, serão interditados os acessos à Nações Unidas, sentido bairro-centro, pelas ruas Júlio Mesquita Filho e Doutor Alípio dos Santos. Já às 12h, ficará interrompido o tráfego no quarteirão 26 da Nações, sentido centro-bairro.
Às 14h, fica interditado o acesso à Nações Unidas, sentido bairro-Centro, pela rua Abrahão Rahal. Já às 14h30, a Nações ficará interditada nas proximidades da rua Aviador Gomes Ribeiro. No mesmo horário, a rua José Ferreira Marques, no sentido Centro-bairro, no cruzamento com a rua Antonio Garcia também terá o fluxo interrompido.
No fim da tarde, por volta das 17h, será interditada a alça de acesso da Nações Unidas para a rua José Ferreira Marques.
FONTE: JCNET
