Clique na imagem para zoom Comerciantes do bairro Guandu, em Cachoeiro de Itapemirim-ES, reclamam que a retirada do estacionamento na Avenida Bernardo Horta para melhorar o trânsito provocou queda no movimento de clientes e alertam para a possibilidade de demissões.
“O movimento aqui caiu 30% e se continuar assim terei que demitir. A prefeitura deveria estimular a geração de empregos e não as demissões”, lamentou o comerciante Vicente Thiengo, 68, dono de farmácia.
Na semana passada, a prefeitura retirou as vagas para carros à direita da Bernardo Horta no trecho da Drogaria Consolação até a Princesinha Calçados para criar nessa faixa um corredor preferencial para ônibus. Foi uma das medidas para melhorar o tráfego.
O comerciante Jorge Marinho, 58, dono de ótica, defendeu a diminuição de 50 centímetros da calçada, o que seria suficiente para manter a faixa preferencial de ônibus e retornar com o estacionamento.
Paulo Chatack, 49 anos, que administra imóveis comerciais da região, também alerta para o prejuízo que a falta de vagas para carros está causando ao comércio e está preocupado com o risco de demissões.
Já a comerciante Maria José Fontana Nunes alerta que os ônibus estão trafegando em alta velocidade, gerando risco aos pedestres.
O secretário de Defesa Social, Guilherme Thompson, pediu calma aos empresários. Disse que a queda no movimento é provisória, normalmente ocorre quando há mudanças, mas depois retorna à normalidade.
Além disso, explicou, a prefeitura irá instalar estacionamento rotativo no lado esquerdo da Bernardo Horta e na Rua Virgínia, atrás do Mercado da Pedra, para garantir mais vagas.
Quanto ao excesso de velocidade dos ônibus ele disse que vai aumentar a fiscalização e também pedirá ajuda da Viação Flecha Branca.
Fonte: Folhaes.com.br
Trânsito Escola
Qualquer cidadão pode sugerir mudanças, colocação de sinalização ou manutenção na via. Basta que, no caso acima, os comerciantes entrem em contato com a prefeitura ou região administrativa para solucionar a questão.
Caso a queda nas vendas se perpetue é de direito dos comerciantes entrarem com Mandado de Segurança para garantir o direito que vinham tendo de terem lucros já que a diminuição importará em desemprego local e queda de qualidade de vida dos moradores.
Por outro lado é de bom senso a análise dos eventos ao longo do tempo e não o desespero dos comerciantes. Como dito é dar tempo para ver senão vai afetar os comercio local.
