Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Autoescolas facilitam motoristas a tirar habilitação

O Vanguarda TV mostra uma denúncia de irregularidade em autoescolas de São José dos Campos. 

Elas estariam burlando o sistema do Detran para facilitar que motoristas tirem carteira para caminhão e ônibus sem fazer a aula prática, que é obrigatória. 


Para tirar a carteira de habilitação da categoria D, o motorista precisa fazer quinze aulas práticas. Ele é dispensado das aulas teóricas porque já tem habilitação comum. Essa carteira é para quem dirige caminhões e ônibus. 

Nós recebemos uma denúncia de que autoescolas de São José dos Campos estariam facilitando a retirada da carteira D. Elas deixariam os alunos prestarem o exame sem fazer todas as aulas necessárias. 

Com uma câmera escondida fomos a duas autoescolas. Na Alphaville, na região sul da cidade, o atendente passou os preços. O produtor perguntou se precisava mesmo fazer todas as aulas. 

Produtor - Tá... Não tem como escapar dessas aulas? Eu já dirijo...

Atendente - Então. Se você não quiser dirigir, é um critério seu... Você vai ter que vir para colher a digital. Marcamos das 15h00 às 16h40... Às 15h00 você tem que vir dar a entrada... E às 16h40 você dá a saída

Produtor - Eu só tenho que colocar a digital e não preciso fazer aula?

Atendente - Sim, se você não quiser... Mas o que eu te aconselho, se você marcar o exame para daqui uma semana, é que você marque duas ou três aulas para que você conheça o veículo que vai dirigir... Uma coisa é você já saber dirigir e outra é conhecer o veículo de lá...
 

Credito: Reprodução / Rede VanguardaO atendente se referiu ao novo sistema do Detran, desenvolvido justamente para evitar fraudes. O aluno precisa marcar com as digitais o início e o fim da aula. 

O proprietário da Alphaville, Alexandre de Moura, negou a prática. “Com certeza foi um mal-entendido, provavelmente a pessoa ofereceu ir até o local coletar a biometria e a pessoa interpretou que ela não iria fazer a aula. Ele precisa fazer a aula até porque, se ele não fizer, ele não passa no exame”. 

Na autoescola Siena, a atendente propôs o mesmo procedimento. 

Produtor - Essas aulas tem que fazer mesmo? Eu já dirijo...

Atendente - Já dirige caminhão?

Produtor - Sim, mas eu preciso da carta...

Atendente - Você tem que abrir e fechar pra mim... Abrir aula e fechar aula...

Produtor - É aqui mesmo?

Atendente - É lá no Martins Pereira, com o instrutor. Aí você treina algumas aulas.

Produtor - O instrutor deixa abrir e fechar normalmente?

Atendente - Deixa... Você trabalha, mas você tem que ir lá abrir e depois vai fechar... Ou aqui, né?
 

Na Siena, o proprietário, Walter Fernandes, também negou que alunos deixem de fazer as aulas. “Desconheço isso. Pode olhar a nossa agenda, onde são fechadas as aulas”. 

O delegado da Ciretran, Reinaldo Checa, disse que vai abrir uma sindicância para investigar a irregularidade. “Isso é uma irregularidade, passível de descredenciamento da autoescola. Após o regular procedimento administrativo, nós vamos apurar a responsabilidade da autoescola”.


VÍDEO AQUI


FONTE: VNEWS
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.