Os semáforos de Bengala Ocidental, no nordeste da Índia, vão amenizar a espera dos pedestres com melodias de Rabindranath Tagore, após a decisão das autoridades locais, para mudar a imagem da capital, Calcutá.
A música de Tagore, o único Nobel de Literatura de nacionalidade indiana, será tocada quando o semáforo ficar vermelho,
em uma tentativa do Governo local de transformar a confusa cidade "mais parecida com Londres", de acordo com as autoridades.A decisão, por enquanto um projeto piloto, está atraindo os elogios dos setores da comunidade artística e intelectual da capital bengali, mas já levantou os comentários sarcásticos da oposição desta populosa região da Índia.
"Nossa chefe de Governo (Mamata Banerjee) tem alguns sonhos sobre Calcutá e quer recuperar aqueles dias nos quais foi uma das cidades mais importantes e belas do mundo", afirmou à agência indiana "Ians" o pintor indiano Suvaprasanna.
Calcutá já foi o principal centro cultural e financeiro do subcontinente, e capital do Império Britânico, mas na atualidade sofre um tráfego caótico que os motoristas, como em outras cidades indianas, costumam regular a buzinadas.
"Antes devemos controlar o uso das buzinas nas ruas para controlar o barulho e será só então quando possamos desfrutar das canções de Tagore", acrescentou Suvaprasanna.
Membros da oposição afirmaram que a decisão é uma mero tentativa do Governo regional para "adoçar sua imagem" ou uma "banalização" do poeta e músico bengali, um dos grandes mitos da cultura indiana e autêntico ícone de Bengala.
"Banalizaram as canções de Tagore. Acho que o Governo deveria pensar em música suave, instrumental", disse à "Ians" a opositora Khiti Goswami.
A Índia está celebrando nos últimos meses os 150 anos desde o nascimento do autor.
FONTE: TERRA
Trânsito Escola
A Índia tem um dos trânsitos mais complicados do mundo. Muitos motoristas e pedestres não respeitam às leis de trânsito. No Youtube tem vídeo mostrando como é o trânsito na Índia. Apesar de tudo há menos acidentes do que no Brasil.
