Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Projeto aumenta tributo para financiar programa contra morte no trânsito

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1505/11, do deputado Dr. Aluizio (PV-RJ), que eleva de 9% para 14% a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) incidente sobre as concessionárias de rodovias e empresas de transporte rodoviário de passageiros e de cargas.

Os recursos arrecadados com o aumento do tributo serão destinados ao Ministério da Saúde. O objetivo do projeto, segundo o deputado, é gerar recursos para financiar a criação de um programa nacional de combate às mortes no trânsito. O texto altera a Lei 7.689/88, que instituiu a CSLL.

A proposta determina ainda que a alíquota do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) das empresas de transporte e concessionárias cairá cinco pontos percentuais (de 15%, como manda a Lei 9.249/95, para 10%). A redução, segundo Dr. Aluízio, tem uma dupla função: por um lado, compensa o aumento da CSLL, e por outro, não reduz a arrecadação do governo, uma vez que os dois tributos têm a mesma base de cálculo (lucro).

Tramitação
O projeto tramita de forma conclusiva  e será analisado pelas comissões de comissões de Seguridade Social e Família; Viação e Transportes; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Câmara dos Deputados

 

Trânsito Escola

A ideia é boa, mas será que as concessionárias irão aumentar as passagens? Isso não pode.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.