Há um novo golpe aplicado por alguns presidiários brasileiros.
Como é feito o golpe?
O presidiário tem conta em banco, coloca anúncio em jornal de venda de veículo e financiado. A vítima se interessa pelo veículo barato anunciado no jornal, liga e conversa com uma pessoa que atende a ligação. Para conseguir o veículo a vítima tem que pagar um parcela para garantir a aquisição do veículo. Feito a transferência de dinheiro para a conta do detento a vítima espera a entrega do veículo.
Segurança Pública
Os golpes pelos presidiários são vastos e as autoridades públicas não têm como conter a onda de criminalidade dentro dos próprios presídios. O povo fica a mercê e tem sua economia precária mais ainda abalada. É de responsabilidade dos governos o efetivo combate a tais golpes e proteção do consumidor.
TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
XXXII - o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor;
Código Penal
Art. 171 – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:
Pena – reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa.
O problema no Brasil é justamente impunidade e corrupção. Por mais que se façam leis estas na verdade ficam no papel. Somente com mudanças e combate por pessoas idôneas é que ver-se-á melhorias.
Conclusão
1) Veículos – verifique no DETRAN a documentação. Peça o número do chassi do veículo, placa e nome completo da pessoa;
2) Imóvel – verifique na prefeitura a condição do imóvel antes de efetuar qualquer transação;
3) Internet – compre somente em sites confiáveis ou pesquise com amigos qual a reputação do site;
4) Contratos – exija contrato antes de qualquer conclusão precipitada. Com o documento em mãos verifique a consistência junto a um cartório.
Divulgue. Não deixe que os golpistas ganhem força. Atualmente há a internet e é fácil fazer divulgações, alertas. Brasil Progresso faz a sua parte e denuncia, informa. Monte um blog ou site, exponha os acontecimentos. Não permita que seus direitos sejam violados e principalmente de outras pessoas diante de indivíduos ardilosos.
Somente unidos há vitória!
