Com o objetivo de dar mais transparência ao processo de retirada da carteira de motorista, o Detran abre, no próximo dia 29, um processo de licitação para contratar uma empresa para monitorar com gravações de vídeo e áudio o exame prático de direção. A ideia é que a tecnologia já seja implantada este ano.
Segundo o órgão, todos os exames de direção veicular terão que ser documentados por câmeras, que vão registrar não só a dinâmica da prova prática, mas também as falas e ações de examinadores e candidatos.
De acordo com o presidente do Detran, Fernando Avelino, o projeto será um investimento no aperfeiçoamento do processo, com a instalação de três câmeras em cada carro das autoescolas, além de câmeras externas para registrar o exame de balizas.
Outra mudança anunciada pelo Detran será a coleta das digitais do candidato e do examinador antes e depois da prova, para evitar que um candidato se passe por outro. Ambos terão as digitais confrontadas no início e no fim do exame.
Gravação disponível
A ideia do projeto é que todo o material gravado fique armazenado na Ouvidoria do órgão por um ano, permitindo que qualquer candidato que não concorde com o resultado do exame prático possa recorrer da reprovação e pedir para ver as imagens e ver onde e como errou.
As mudanças foram criadas pelo próprio sistema de tecnologia do Detran, mas será a empresa vencedora da licitação a responsável por implantar o sistema.
Trânsito Escola
Ótima ideia do DETRAN uma vez que há tecnologia para isso. Infelizmente os candidatos à primeira habilitação ficam sem provas de arbitrariedades de alguns examinadores que colocam terrores psicológicos nos candidatos.
Certa vez ouvi de uma candidata que a examinadora que estava fora do carro começou a contar o tempo de baliza sem antes avisar aquela. Há casos de apressar o candidato.
Com as filmagens os candidatos futuros terão meios de provarem suas reclamações, que até então, acabam dando em nada.
