Respostas no final do questionário. Teste seus conhecimentos.
1) Quem é responsável pelos danos causados pela falta de sinalização e má condição da via?
2) A partir de que momento o brasileiro terá acesso às leis de trânsito?
3) A quem compete à segurança no trânsito?
4) Quanto à postura de segurança no trânsito, a quem compete?
5) Lendo o art. 90 (não serão aplicadas as sanções previstas neste código por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta), diga se as opções abaixo são verdadeiras:
a) No cruzamento sem sinalização de proibição de ultrapassagem e estando o semáforo na cor verde certo motorista faz ultrapassagem. Pela ausência de sinalização não há multa.
b) Na ausência de sinais de ‘dê a preferência’, ‘parada obrigatória’ e ‘semáforo’, na área de cruzamento, não existe a preferência de passagem, sendo assim não haverá multa para o condutor que chegar primeiro no cruzamento e passar.
c) O condutor que estaciona sobre canteiro central sem sinalização proibindo o estacionamento não poderá ser multado.
d) Ausente a marcação de área de conflito o condutor que parar na área de cruzamento será multado.
e) Na existência de ponto de embarque e desembarque de passageiros a velocidade que o condutor poderá atingir na localidade será aquela demonstrada na sinalização de velocidade. Nesse caso não há multa ao condutor que respeita o limite de velocidade máxima.
f) Inexistindo sinalização proibitiva de ultrapassagem próxima de semáforo, e este estando na cor verde, nenhum condutor será multado caso faça ultrapassagem.
g) A multa somente será aplicada em pista escorregadia ao condutor que está na velocidade máxima regulamentada na via se a localidade em que se encontra existir a placa de advertência ‘pista escorregadia’.
6) No art. 3º da Constituição federal está escrito ‘ Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: construir uma sociedade livre, justa e solidária’. O cidadão tem alguma participação na realização desse objetivo ou só depende dos políticos eleitos pelo voto direto?
7) “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Como o cidadão poderá ter acesso a esses direitos?
Respostas
1) Os órgãos formadores do Sistema Nacional de Trânsito (DETRAN, DENATRAN, CONTRANDIFE, DER, DINIT, DER).
2) Da pré-escola ao 3° grau.
3) Aos órgãos formadores do Sistema Nacional de Trânsito.
4) Aos usuários das vias terrestres (ciclistas, pedestres e condutores motorizados).
5)
a) Falsa. É proibido fazer ultrapassagem em cruzamentos. Artigo 33.
b) Falsa. Em cruzamentos não sinalizados a preferência de passagem é: quem estiver na rodovia; o condutor que estiver à direita de outro condutor; condutor que esteja na rotatória.
c) Falsa. Artigo 181, inciso VIII: proibido estacionar ao lado ou sobre do canteiro central.
d) Verdadeira. Artigo 181, inciso XII: estacionar o veículo na área de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres.
e) Falsa. Artigo 220, inciso XIV: deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do local nas proximidades de escolas, hospitais, estações de embarque e desembarque de passageiros ou onde haja intensa movimentação de pedestres.
f) Falsa. Artigo 33: proibido ultrapassar em interseções.
g) Falsa. Artigo 220, inciso X: deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do local quando o pavimento se apresentar escorregadia, defeituoso ou avariado.
6) Os objetivos são responsabilidades e metas dos cidadãos (quem vota e quem é votado).
7) Quando fiscalizar os administradores eleitos pelo voto direto, propuser projetos de lei.