Pelas novas regras, já em vigor, para renovar o credenciamento anual junto ao Detran-RJ, os centros de formação de condutores terão que aprovar pelo menos 60% dos alunos nas provas teórica e prática para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A justificativa do Contran para a nova exigência é a necessidade de controlar e aumentar a qualidade dos serviços oferecidos pelas autoescolas. A resolução, segundo especialistas em trânsito, também evita que a reprovação seja utilizada como mecanismo de aumento de ganhos pelas autoescolas, já que a cada reprovação o aluno paga mais aulas.
O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino para Condutores de Veículos Motorizados do Estado do Rio de Janeiro (Sindaerj), João Ribeiro, é favorável ao rigor maior. "As autoescolas do Rio não têm medo da nova regra, desde que os exames práticos sejam sérios. Os alunos saem preparados, mas na hora da prova prática a conduta dos examinadores atrapalha. Alguns alunos são até induzidos a erro", acusa Ribeiro.
Segundo ele, na prova teórica, os índices de aprovação estão acima de 90%. "Para as autoescolas, a reprovação do aluno não traz lucro", garante João Ribeiro.
O Detran-RJ informou que está analisando as determinações da Resolução 358 do Contran para definir como será feita a aplicação das novas normas no Estado do Rio. Ainda segundo o órgão, está em fase final o processo de licitação para contratar uma empresa que certificará a qualidade de ensino dos centros de formação de condutores.
Fonte: O Dia
Blogueiro
A resolução do CONTRAN, de nº 358, trouxe exigências para as autoescolas cuja intenção daquela e melhorar a qualidade de ensino desta. Mas não basta somente exigir aprovação senão estará cometendo, em analogia a aprovação automática, erros. Um estabelecimento de ensino pode ter ótimos índices de aprovação, mas nem por isso ter qualidade esperada; mas outro estabelecimento pode ter menos aprovação, porém qualidade superior.
Não são os índices que contam, mas o conteúdo do que se ensina e, claro, o teste final: prova. Caso o CONTRAN quer melhoria na qualidade de ensino de alunos de autoescolas deverá verificar a qualidade dos materiais de ensino que as autoescolas adotam. Muitos dos livros trazem erros de conteúdo legislativo. Até 2008 eu corrigia os erros nos livros usados pelos CFCs ou autoescolas. Aliás, a própria apostila do DETRAN-RJ continha erros grosseiros como podem ver no final deste blog. Imagino quantos condutores foram prejudicados por estes erros e sendo reprovados. Quem pagará os prejuízos? O DETRAN-RJ revisou as provas e fez nova convocação das pessoas que fizeram provas naquele período?
Para facilitar transcrevo aqui a comunicação feita
1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE DEFESA DA CIDADANIA
Senhor Sérgio S. Pereira,
Em resposta à representação nº 56.842, recepcionada por esta 1ª Promotoria de Justiça, informamos que o DETRAN-RJ informa já ter procedido à correção das irregularidades contidas nas apostilas para renovação da CNH, de acordo com a Nota Técnica nº 13/2009/CGQFHT/DENATRAN.
Em resposta a Ofício enviado por este Ministério Público, o DENATRAN enviou cópia de apostila atualizada, isenta das incorreções apontadas, tendo sido esta juntada ao Inquérito Civil nº 10.740.
Atenciosamente,
Rubem L. de F. Auto
mat,: 3127
Veja algumas controvérsias no simulado online do DETRAN