Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Autoescola interdita rua para aulas práticas

image

Uma rua dentro da área urbana de Porto Velho, localizado apenas a uma quadra da avenida Jatuarana, interditada de segunda a sábado das 07h:00 às 20h.

Essa é a situação que acontece na rua Babosa, bairro COHAB, zona Sul da capital. Após denuncias de vários moradores a equipe de reportagem do Rondoni ao vivo foi até o local e constatou que realmente uma grande placa cercada com cones interditam o acesso a rua, apenas os moradores conseguem entrar.
O motivo da interdição seria para que Centro de Formação de Condutores Mariaa, pudesse lecionar as aulas praticas de direção de carro e motos para seus alunos. De acordo com o instrutor Edson Carlos, existe uma autorização legal expedida pela SEMTRAN (Secretaria Municipal de Trânsito) que permite a utilização da rua para as aulas práticas de condução.
A autorização da SEMTRAN de n°853/2010 permite com que a Auto Escola realize as aulas praticas na rua Babosa, deixando a questão de sinalização do local de responsabilidade dos proprietários da auto escola.
“Apenas utilizamos essa via porque não temos um espaço publico para realizarmos as aulas, nem o próprio DETRAN/RO (Departamento de

Transito de Rondônia) tem um local especifico para as provas, imagina as autoescolas”, afirmou o instrutor de direção Edson Carlos.
Porém essa situação não agrada muito os moradores próximo a rua que por várias vezes sentem-se coibidos do seu direito legal de ir e vir dentro dessa área.
É o caso de Gilson Queiroz, morador do bairro COHAB que não aceita a interdição da rua e afirma que passa diariamente por um transtorno que não tem valor. Uma das principais reivindicações de Gilson para que a rua para de ser utilizada como “sala de aula automotiva” é o de que o trânsito da avenida Jatuarana há vários anos vem ficando cada vez mais caótico e que a rua Babosa é uma válvula da escape para os moradores da zona Sul, porém toda vez que precisa utilizar a via ele a encontra interditada.
“Eu não acho correto tirar uma via de acesso de toda uma comunidade para que apenas uma auto-escola se beneficie com isso, pois os transtornos causados e principalmente o perigo de termos varias crianças em torno desse local dividindo espaço com “aprendizes” do trânsito”, afirmou Gilson Queiroz.

Em contato com a SEMTRAN fomos informados que o departamento responsável pelas informações referente a interdições de vias publicas era da equipe de gerencia de trânsito, porém, esse departamento só funciona das 8h até ás 14h.
Ao perguntamos sobre a possibilidade da secretaria autorizar a interdição de uma rua para que apenas uma autoescola realize as aulas praticas, um gerente da SEMTRAN que se apresentou pelo nome de Castro, afirmou que a autorização pode sair, porém nunca para fechar por completo uma via de acesso publico.
A zona Sul de Porto Velho é uma das áreas da capital que vêm sofrendo constantemente com a falta de acesso e logística de trânsito. Diariamente carros se espremem na avenida Jatuarana e adjacentes, fechar uma rua que fica próxima a principal avenida da zona Sul durante todo o dia é no mínimo uma grande falta de percepção e visão da realidade da real situação e condições do fluxo de trânsito da capital.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.