Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Um Brasil mais alfabetizado economicamente

Sinto satisfação em dizer que o Brasil realmente está caminhando para o progresso. Ouvindo A Voz do Brasil ontem veio a locutora dizendo que o governo sancionou a criação de duas novas matérias: administração e economia. A minha satisfação é devida a necessidade de ensinar a todos os brasileiros noções sobre administração e economia, mas por quê?


Quanto brasileiros sabem sobre administração e economia? Se verificarmos os noticiários veremos os índices de inadimplemento não só nas camadas sociais de pequeno poder aquisitivo, mas nos que tem boa renda per capita. Será que o brasileiro ganha mal e, por isso, fica endividado? Sabemos que a distribuição de riquezas em nosso país é um dos piores do mundo, ou quase o pior da lista, gerando abismos sociais mais perversos que na África. Como assim?

Na África sabemos que o povo foi escravizado, e ainda é, pelas potências nacionais. Há guerra civil, preconceito racial à luz de todos – não velado como se vê no Brasil –, e tantas outras mazelas. No Brasil temos uma democracia ou Estado Democrático de Direito com bases sólidas nos três poderes (Judiciário, Legislativo e Executivo), não temos guerras civis nas mesmas intensidades em comparação com a África – temos uma guerra civil não oficializada: traficantes –, nossa independência foi, Oficialmente, em 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". No entanto, os conflitos originados pela competição entre as várias potências europeias levaram à dominação política desses reinos, que culminou com a partilha do Continente Africano pelos estados europeus na Conferência de Berlim, em 1885. Diante dos fatos vemos as diferenças entre Brasil e África em termos sociopolíticos.

O Brasil ainda tem grandes problemas na educação do povo quanto ao ensinamento voltado para emancipação do povo em relação a questões econômicas, políticas e administrativas. O povo aprende na “vida” noções de economia perdendo demasiadamente para países como EUA, Japão, Inglaterra, França, Alemanha cujos ensinamentos sobre economia começam nas escolas primária – não é à toa que são potências econômicas respeitando os direitos democráticos e muitos diferentes de outros países fascista e ditadores que exploram o povo com trabalho escravo, infantil.

É esperar que o projeto ganhe dimensões nos quatro pontos do Brasil e o povo possa gerir sabiamente, e vigiar condizentemente os gastos públicos, as riquezas pessoais e da nação brasileira.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.