Pesquisar este blog

sábado, 7 de agosto de 2010

Neblina. Qual o acionamento da luz adequada?

Analisando a foto abaixo ver-se-á claramente no canto esquerdo superior um pouco de neblina. Também é visível que alguns veículos não transitam com os faróis acionado criando situação de perigo para todos os usuários da via. Mas qual o farol a ser acionado corretamente?
Foto: Juliana Cardilli/G1
O correto é a luz de posição ou as lanternas dos faróis. É a primeira sequencia no acionamento dos faróis – há três tipos de luzes no farol: a primeiro é a luz de posição, o segundo a luz baixa e a última a luz alta.
Ao acionar a luz de posição se vê um pouco mais à frente com segurança. Quem acima a luz baixa ou alta acaba ficando sem ver nitidamente o que se passa à frente. Tanto na presença de neblina ou chuva jamais acionar as luzes baixa ou alta devido ao fenômenos conhecidos como dispersão e refração. Caso acione alguns dos dois faróis mencionados haverá uma “claridade” à frente impedindo ver o que há na frente.

Nota:

Luz Alta: facho de luz do veículo destinado a iluminar a via até uma grande distância do veículo.
Luz Baixa: facho de luz do veículo destinada a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário.
Luz de Posição (lanterna): luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.
O farol de milha: é projetado para iluminar à longa distância, por isso é instalado em pontos mais altos no carro (na altura dos faróis normais ou acima destes) e possui um foco concentrado para não dispersar a luz. Como pode ofuscar os outros motoristas, o seu uso deve ser limitado a estradas e apenas quando absolutamente necessário e não causar inconvenientes.
O farol de neblina: é projetado para iluminar o pavimento logo à frente do veículo, e por isso é instalado o mais próximo possível do nível do solo. Possui um foco disperso horizontalmente para espalhar a luz de forma de leque, abrangendo uma área maior. Como o seu alcance é de curta distância, o ofuscamento causado aos outros motoristas é menor. Além de permitir uma melhor visibilidade em caso de neblina, nuvens de poeira ou chuva, o farol de neblina também é muito útil para ver melhor os buracos nas ruas, tanto que antigamente era apelidado de "caça-buraco".
image
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.