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domingo, 4 de julho de 2010

O carro voador




A FAA (Federal Aviation Administration), agência do governo dos Estados Unidos que regulamenta a aviação civil no país, aprovou a produção e a venda de um "carro voador", capaz de carregar duas pessoas e que anda pela rua como um veículo comum e também consegue voar. Para pilotar a máquina, que deve chegar ao mercado no fim do ano que vem por R$ 350 mil (US$ 194 mil), será preciso tirar uma licença e ter no mínimo 20 horas de experiência de voo.



O carro, que se chama Transition, foi desenvolvido pela empresa Terrafugia com a ajuda de engenheiros do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). O veículo roda com gasolina comum e é capaz de voar a 185 km/h, por cerca de 740 km – para levantar voo, o Transition precisa correr em uma pista de 500 metros (cerca de um quarto do tamanho da pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo).

Quando está de asas fechadas, o carro pode ser dirigido do modo convencional e cabe no que a empresa chama de "garagem de tamanho regular".


Veja as fotos





Fonte: R7


Outros carros voadores 

A empresa americana Moller International criou um carro voador conhecido como M200G que promete voar a mais de cinco metros de altura com uma velocidade constante de aproximadamente 80 Km/h. De acordo com o fabricante, o veículo é fácil de manobrar e pode navegar sobre qualquer tipo de terreno, como água, neve, lama e terra. O carro já está em produção e deve ser comercializado por cerca de US$ 125 mil.




Argentinos desenvolvem carro voador

Modelo lembra supersportivo e usa um motor V8 de 442 cv


O sonho de criar um carro voador não é de hoje e, por vezes, nossos parentes mais velhos imaginavam ver veículos rasgando os céus nos dias de hoje. Mas isso ainda não acontece. Porém, a vontade dos engenheiros continua. Agora é a vez de uma dupla Argentina arriscar na criação de um modelo voador.

Trata-se de um projeto desenhado pelos irmão George e Eric Caffoglio e já vencedores de um concurso de design realizado pela fabricante de bebidas Red Bull. Com enormes asas, o carro é baseado em um superesportivo desenvolvido pela General Motors para o apresentador norte-americano Jay Leno.

Objetivo dos argentinos é fazer com que o modelo se pareça mais com um carro do que com um avião
Com as proporções muito parecidas com a de um BMW M3 antigo, como mostra a foto abaixo, o carro quer ganhar os céus nos próximos anos. “A maioria dos carros voadores mais parecem aviões, mas nossa ideia é justamente criar o contrário, um carro de verdade, mas que também voa”, explica George.


 

História

Somente uma década e meia após os irmãos Wright terem decolado no seu avião sobre as planícies de Kitty Hawk, na Carolina do Norte em 1903, outros pioneiros começaram a perseguir o sonho de um carro voador. No século XVIII, houve até uma tentativa frustrada de desenvolver um planador para carroça. Há cerca de 80 patentes arquivadas no United States Patent and Trademark Office (site em inglês - Agência de Registro de Patentes e Marcas dos Estados Unidos) para vários tipos de carros voadores. Alguns realmente voaram, outros não, mas todos eles avançaram pouco em direção ao objetivo, que é a fabricação do carro voador.

Vamos conhecer alguns.

Aerocarro de Curtiss - em 1917, Glen Curtiss, que poderia ser chamado de "pai do carro voador", fez a primeira tentativa. O seu aerocarro de alumínio ostentava três asas com envergadura de 12,2 metros (40 pés). O motor do carro acionava uma hélice de quatro pás na parte traseira do carro. Ele nunca voou realmente, mas fez alguns breves saltos.

Arrowbile - desenvolvido por Waldo Waterman em 1937, o arrowbile era uma mistura de aeronave com um carro modelo Studebaker. Assim como o aerocarro, também tinha uma hélice na parte traseira do veículo. O carro de três rodas era acionado por um motor Studebaker de 100 cavalos de força. As asas eram destacáveis para a armazenagem. A falta de capital acabou com o projeto.

Airphibian - Robert Fulton, parente distante do inventor do motor a vapor, desenvolveu o Airphibian em 1946. Ao invés de adaptar um carro para voar, Fulton adaptou um avião para a estrada. As asas e a cauda do avião poderiam ser removidas para ajustá-lo ao tráfego no asfalto e a hélice poderia ser guardada dentro da fuselagem. Levava somente cinco minutos para converter o avião em um carro. O airphibian foi o primeiro carro voador a ser certificado pela Civil Aeronautics Administration (Administração da Aeronáutica Civil), a predecessora da Federal Aviation Administration (FAA - Administração Federal de Aviação). Ele tinha um motor de 150 cavalos de força, seis cilindros, podia voar a 193 Km/h (120 milhas) e trafegar a 80 km/h. Apesar do seu sucesso, Fulton não conseguia achar um patrocinador confiável para o airphibian.

ConvAirCar - na década de 40, a Consolidated-Vultee desenvolveu um sedan de duas portas equipado com um avião destacável. O ConvAirCar estreou em 1947 e fazia 19 quilômetros por litro de gasolina. Os planos de comercializar o carro terminaram quando houve uma colisão em seu terceiro voo.

Avrocar - o primeiro carro voador projetado para uso militar foi o Avrocar, resultado de um esforço conjunto dos exércitos do Canadá e da Inglaterra. O veículo, parecido com um disco voador, seria um cargueiro aéreo leve para transportar as tropas até o campo de batalha.

Aerocar - inspirado no airphibian e em Robert Fulton, com quem se encontrou anos antes, Moulton "Molt" Taylor criou o mais conhecido e bem sucedido carro voador da história. O aerocar foi projetado para trafegar, voar e em seguida trafegar novamente sem interrupção. Taylor cobriu o seu carro com uma concha de fibra de vidro. O eixo com 3 m (10 pés) de comprimento ligava o motor a uma hélice propulsora. Ele voou a 193 km/h (120 mph) e foi a segunda e última aeronave trafegável a receber a aprovação do FAA. Em 1970, a Ford Motor Co. (em inglês) até considerou a possibilidade de comercializar o veículo, mas a crise do petróleo daquela década desfez os planos.


Estes homens não conseguiram desenvolver um carro voador viável e alguns até morreram testando as suas invenções. No entanto, provaram que um carro deste tipo poderia ser construído e inspiraram um novo grupo de entusiastas de aeronaves trafegáveis. Com os avanços nos materiais leves, modelos computadorizados e aeronaves controladas por computador, o sonho pode estar muito perto de se tornar realidade. Na próxima seção, conheceremos os carros voadores que estão sendo desenvolvidos e que poderão estar em nossas garagens futuramente.

Fonte: Uol - Como tudo funciona
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