O problema de estacionamento nas cidades brasileiras se deve a uma mentalidade de ceticismo das décadas de 1950 a 1970.
Achavam - administradores públicos - que o povo brasileiro não teria dinheiro para comprar automotores por serem acessíveis apenas a uma minoria, elite brasileira.
As edificações daquelas épocas não tinham garagens ou continham poucas vagas - é só observar os prédios daquelas épocas.
Em outros países já começava a execução de infraestrutura viária terrestre com alargamento de rua, construções de novas pontes, corredores especiais para o transito de ônibus. No Brasil apenas ficava no papel e se arrastava ao longo de décadas vindouras.
Contudo, nos demais países, a economia "escoava" para as malhas hidroviárias, aeroviárias e ferroviárias. Permitindo que as cidades não sofressem com intermináveis engarrafamentos.
Ainda se inseriu tecnologia de ponta para controlar, canalizar, liberar, conter o fluxo de veículos e pedestres. Foram criadas áreas de estacionamento em pontos estratégicos, por exemplo, próximos de centros comerciais.
No Brasil - como se vê - a preocupação só surgiu quando o trânsito começou a ficar insuportável principalmente com a quantidade de mortes por negligência e imprudência dos usuários de vias terrestres. Pode-se afirmar que essa preocupação tomou forma e executabilidade com o Código de Trânsito Brasileiro - decretado em 1997.
Se repararmos profundamente veremos que existem questões além de quantidade de vagas versus quantidade de veículos. O desemprego no Brasil, a falta de seriedade no processo de alfabetização - e não a "fantasia" de aprovação automática de alunos nas redes públicas de ensino -, a precariedade de qualificação e requalificação profissional por políticas públicas para minimizar o desemprego ocasionado pela falta de qualificação profissional. Eis o que agrava ainda mais as questões estressantes nas grandes metrópoles brasileiras diante do segmento trânsito terrestre.
Como a reportagem mostra os "flanelinhas" constituem um aborrecimento e uma contabilidade indesejável a economia particular.
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