Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de maio de 2010

33.814 motoristas do DF têm mais de 20 pontos na carteira

Por distração ou imprudência, 33.814 motoristas circulam pelas ruas do Distrito Federal com 20 pontos ou mais no prontuário de habilitação. O número de motoristas que já poderiam estar com o direito de dirigir suspenso representa 2,6% do total de 1.279.817 pessoas habilitadas.
O campeão de multas é um homem de 36 anos, habilitado há 16. As infrações cometidas por ele nos últimos 12 meses resultaram em 1.396 pontos. É como se ele tivesse recebido uma multa de natureza média(1) por dia. O segundo da lista dos 10 maiores infratores do DF é um senhor de 86 anos que dirige há mais de meio século. Ele tem 854 pontos acumulados. O levantamento foi feito pelo Detran a pedido do Correio.

E nem adianta arrumar a desculpa de que a infração foi praticada por amigo ou parente. Ao apurar as estatísticas, os técnicos excluíram os condutores que tiveram pontos transferidos para seus prontuários. Ou seja, todos os integrantes da lista dos 10 mais multados estavam ao volante ao serem flagrados. O técnico eletrônico Pedro, 45 anos, faz parte do universo de condutores flagrados nas vias do DF. Ele diz ter acumulado 64 pontos nos dois últimos anos e teve de desembolsar quase R$ 2 mil para quitar as multas. “A maioria das infrações foram por excesso de velocidade. É a pressa e o estresse”, disse Pedro, que pediu para não ser identificado.

Na lista dos 10 infratores contumazes, aparecem apenas três mulheres, uma delas com 710 pontos. Engana-se, porém, quem acredita que as motoristas são mais cautelosas ao volante. O percentual de condutoras com pontos acumulados na carteira é praticamente igual ao de homens (veja quadro). Há alguns anos, elas eram menos multadas do que eles, segundo técnicos do Detran.

A constatação de que elas infringem as normas de trânsito tanto quanto eles não surpreende Hartmut Günther, especialista em psicologia do trânsito da UnB. Segundo ele, havia o senso comum de que as mulheres eram mais prudentes no trânsito. No entanto, sucessivas pesquisas têm demonstrado que isso não passa de um mito. “Uma aluna de doutorado estudou o perfil de violação das regras de trânsito e constatou que as mulheres jovens são mais agressivas e têm maior potencial de violação do que os homens do mesmo sexo e idade”, afirma.

Clique na imagem para ampliá-la 

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.