Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Polícia Militar e Detran testam “blitz eletrônica”

imagePoliciais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Trânsito (BPTran), em conjunto com equipes do Detran, colocaram pela primeira vez em prática o novo sistema de blitz eletrônica, na manhã desta segunda-feira (15), na avenida Assis Chateaubriand, na altura da Praia do Sobral. A ação contou ainda com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

O equipamento disponibilizado consiste numa câmera que utiliza o sistema de leitura OCR (sigla em inglês para reconhecimento ótico de caracteres), o qual possibilita através de um computador interligado ao banco de dados do Detran e das polícias verificar em tempo real a placa do veículo.

A partir de agora as operações de blitz da Polícia Militar e do Detran serão dinamizadas, tendo em vista que o policial já saberá com antecedência se o veículo tem alguma alteração administrativa cadastrada no Detran, tais como multas em atraso e se veículo está circulando fora de licenciamento. Além disso, possibilitará também verificar se há alguma queixa de roubo ou furto, ou se o veículo foi utilizado em atividades ilícitas.

Para o secretário de Estado da Defesa Social, coronel R/R Dário César, esse sistema oferece a vantagem de possibilitar operações mais otimizadas e seguras porque só é parado o veículo que possui irregularidade. “Esse equipamento já foi testado anteriormente e agora vai fazer parte da fiscalização no estado”, frisou o secretário.

Já o comandante-geral da PMAL, coronel Dimas Barros, salientou a importância das vítimas de roubo ou furto registrarem imediatamente o fato na polícia, a fim de se alimentar num curto espaço de tempo os dados concernentes ao veículo com o intuito não só da recuperação do mesmo, mas também numa visão macro, de se coibir a criminalidade.

Além do secretário Dário César e do comandante-geral da PM, coronel Dimas, acompanharam também a operação o diretor-presidente do Detran/AL, Lúcio de Melo; o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Zenildo Filho; o coordenador do Centro Integrado de Operações de Defesa Social, tenente-coronel Sampaio, bem como o subcomandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Neyvaldo Amorim.

por Ascom/PM-AL

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.