Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Direção defensiva e velocidade

Quem obteve recentemente habilitação assistiu a matéria Direção Defensiva. Entre vários tópicos há  sobre Elementos da Direção Defensiva.
Conhecimento, atenção. previsão, decisão e habilidade. São cinco os elementos da direção defensiva. Em um dos posts deste blog esmiucei cada um e dando a importância conjunta – isoladamente não há direção defensiva ou segura.
Agora irei dar ideia da importância de manter uma velocidade segura, isto é, uma velocidade em que se possa distinguir os elementos da via e os acontecimentos.  Quanto maior a velocidade imprimida maiores serão as ilusões de ótica. Uma fato curioso e ver o horizonte “diminuir”. Outro importante fator é não poder distinguir seguramente qualquer situação na via, as imagens ficam como “borradas” por que o olho humana tem uma “velocidade” para perceber nitidamente um objeto. Farei um teste com você, leitor. Pode parecer brincadeira de criança, mas é o que acontece na vida real. Como funciona? Em cada imagem apresentada aqui clique para ampliar. Ampliada afaste-se do monitor e olhe a imagem atentamente. Depois se aproxime e veja se há coerência entre o que viu quando afastado e agora próximo da mesma imagem. E aí? É isso mesmo: bem-vindo a ilusão de ótica.
image
image
Para ver mais acesse http://buratto.org/otica/Indice.htm
Para saber sobre os elementos da direção defensiva acesse a matéria deste blog clicando aqui.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.