Embora o foco da Semana Nacional de Trânsito seja o uso da cadeirinha infantil e do cinto de segurança, em Mogi das Cruzes a segurança dos motociclistas é também uma das maiores preocupações da Secretaria Municipal de Transportes. Dados da Pasta apontam que a maioria das vítimas de acidentes de trânsito no Município é homem, com idade entre 18 e 29 anos, sendo a maior parte usuária de motos.
"A maioria é motociclista, porque a moto não dá as mesmas condições de segurança de um carro. Os motociclistas ficam mais vulneráveis", aponta a coordenadora de Educação para o Trânsito da Prefeitura, Viviane Cipriano de Melo Pederro. Também contribuiu para o fato, complementa ela, o crescimento do número de motos na Cidade. Dos 173.178 mil veículos que compõem a frota em circulação atualmente no Município, 14,7% (25.547) são motocicletas.
"Trata-se de um veículo barato e de fácil acesso", comenta a profissional. De olho nesta situação, a coordenadoria mantém constantemente cursos de pilotagem defensiva destinado aos motociclistas. "O que a gente precisa é da adesão deles", pontua. Ela ressalva, contudo, que nem sempre a culpa é só de quem está conduzindo a moto. Na visão de Viviane, para uma convivência pacífica entre carros, pedestres e motociclistas, o fundamental é respeito. "Se cada um fizer a sua parte, a gente vai ter um número muito menor de acidentes", destaca Viviane.
Ela lembra que, de 2008 para 2009, houve uma redução de 25% no número de vítimas fatais na Cidade. A tendência, salienta Viviane, é a continuação deste processo de queda.
Na próxima semana, a Secretaria vai divulgar novas estatísticas sobre o trânsito na Cidade, que comparam os números relativos aos primeiros sete meses deste ano com os de 2009 e 2008. "Os acidentes gerais não diminuíram, mas o número de vítimas caiu significativamente", adianta a coordenadora.
A profissional avalia que este resultado é fruto do trabalho de conscientização que vem sendo realizado pela Administração Municipal, mas pondera que ainda há muito a fazer.
Todos os sábados, das 9 horas ao meio-dia, cursos de segurança no trânsito são realizados no Campus I da Universidade de Braz Cubas (UBC), no Mogilar. Por ano, segundo ela, em torno de 1,5 mil pessoas participam da atividade. A inscrição pode ser feita pelo telefone 4798-5142.
Semana
Desde sábado, a Coordenadoria vem realizando uma série de ações para marcar a Semana Nacional de Trânsito em Mogi. Ontem, foram efetuadas blitzes educativas com o tema "Cinto de Segurança e Cadeirinha", para orientar os motoristas sobre a importância da utilização dos equipamentos de segurança nos veículos. O entroncamento da Avenida Francisco Ferreira Lopes com a Rua Schwartzmann, em Braz Cubas, foi um dos pontos que recebeu a ação. De acordo com Viviane, muitos mogianos ainda não aderiram ao uso do cinto de segurança também no banco traseiro, como prevê a legislação de trânsito. As blitzes continuam nos próximos dias.
Fonte: O Diário