Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

Tipos de distâncias

Vamos abordar os tipos de distâncias.




- Distância de seguimento: É aquela que você deve manter entre o seu veículo e o que vai à frente, de forma que você possa parar, mesmo numa emergência, sem colidir com a traseira do outro.

- Distância de reação: É aquela que seu veículo percorre, desde o momento que você vê a situação de perigo, até o momento em que pisa no freio. Ou seja, desde o momento em que o condutor tira o pé do acelerador até colocá-lo no freio.

- Distância de frenagem: É aquela que o veículo percorre depois de você pisar no freio até o momento total da parada. Você sabe que o seu veículo não para imediatamente, não é mesmo?
- Distância de parada: É aquela que o seu veículo percorre desde o momento em que você vê o perigo e decide parar até a parada total do seu veículo, ficando a uma distância segura do outro veículo, pedestre ou qualquer objeto na via.

Importante: Você deve ter percebido que a distância de parada é a soma da distância da reação mais a distância de frenagem e portanto, deve ser maior que as duas juntas para evitar a colisão e que esta deve ser a distância de seguimento.

Agora vamos calcular a distância (em metros por segundo) que um veículo percorrer em determinada velocidade.

Para se conseguir basta dividir a velocidade por 3.600 ou 3,6 segundos.

Exemplos:

a) v= 60 km/h

d = 60/3,6 = 16,66 m/s (o veículo a 60 km/h percorre por segundo - arredondando - 17 m)

 

b) v = 80 km/h

d = 80/3,6 = 22,22 m/s (o veículo a 80 km/h percorre por segundo 22,22 m)

Tem-se, então, a noção de que um segundo sem perceber coerentemente o que se passa na via pública corresponde metros percorridos como se estivesse "vedado". Por isso, jamais dirija sem a devida atenção. Não se distraia ao celular, escutando música, conversando com o carona, olhando para os lados. Também não precisa dirigir  tenso porque assim poderá ocasionar acidente.

Muitos motoristas acham que habilidade é tudo; ajuda, mas não o é.

3 comentários:

Deixe seu comentário, dúvida.

Trânsito Escola não se responsabiliza pelos comentários.Os autores dos respectivos comentários são responsáveis pelo que dizem.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.