Pesquisar este blog

domingo, 26 de julho de 2009

Motocicleta, motoneta e ciclomotor: transporte de passageiros.

 
56_dia 05 002
O que acham desse transporte? Alguns dirão “mas ele deve estar no máximo a 50 km/h, qual o mal nisso?”
Os legisladores de trânsito se baseiam nos índices: mortes, feridos e pessoas que ficam incapacitadas permanentemente.

A medicina de trânsito automobilístico tem contribuído muitíssimo para a recuperação pós-acidente. Existe a cinemática de acidente automobilístico – biomecânica do trauma - esclarecendo onde haverá uma fratura, lesão orgânica etc.
A exigência de uso de capacete por ambos – condutor e passageiro – é importante para a sobrevivência deles. Muitos morrem por uma queda por mais banal que seja. Para elucidar pense numa pessoa que desmaia, geralmente têm lesões cranianas. Uma simples pancada na cabeça pode causar pequenas hemorragias cerebral. O cérebro é um órgão fragilíssimo.
O impacto craniano acontece em duas etapas: primeiro, da estrutura óssea com o objeto; segundo, da massa cefálica com as paredes internas da caixa craniana.

Mesmo não havendo fratura craniana pode haver alguma ruptura de vaso sanguíneo em alguma área cerebral.
Já houve casos em que um acidentado aparentemente não sofrerá nada, e foi para casa sem se submeter a uma avaliação médica. Depois de alguns dias começou a sentir dores de cabeça. Tomava remédio para aliviar as dores até que começou a ter vertigens. Indo ao médico este constatou um pequeno coágulo que estava dificultando a circulação de sangue – lembre-se que sangue é rico em oxigênio, nutrientes etc. As vertigens eram justamente por escassez de oxigênio no cérebro.
A “sorte” – a natureza é sábia – é que a pessoa começou a ter vertigens. O organismo estava acusando algum problema. Se assim não fosse o coágulo iria aumentar até ocasionar uma convulsão e, por último, a levar a morte.
A história acima é verídica. A recomendação dos médicos é que qualquer pessoa que sofra acidente de trânsito vá se diagnosticar com um médico. Afinal, as aparências enganam.
Sendo mais esclarecedor quando há um acidente os órgãos internos se chocam: coração e pulmões na caixa torácica; fígado e intestinos na parede muscular abdominal; cérebro na caixa craniana.
Conscientizou-se da importância de procurar um médico depois de se acidentar?
Por isso eu sempre falo e enfatizo sobre as regras de trânsito. Há uma “ciência” mesclada em cada artigo do Código de Trânsito Brasileiro.
E entenderá por que dá existência das infrações. Não é meramente arrecadar dinheiro; é criar uma conduta “forçada” de respeitar as regras de trânsito cuja intenção é preservar a vida – proporcionar qualidade de vida - a todos os usuários de vias terrestres: ciclistas, pedestres e automotores.

Agora você verá o artigo abaixo com outras ideias.
Art. 244. Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:
II - transportando passageiro sem o capacete de segurança, na forma estabelecida no inciso anterior, ou fora do assento suplementar colocado atrás do condutor ou em carro lateral;
V - transportando criança menor de sete anos ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa - Recolhimento do documento de habilitação;
Infração - média;
Penalidade - multa.
§ 1º Para ciclos aplica-se o disposto nos incisos III, VII e VIII, além de:
a) conduzir passageiro fora da garupa ou do assento especial a ele destinado;
c) transportar crianças que não tenham, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança.
Infração - média;
Penalidade - multa.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.