Reprovação na prova de direção do DETRAN
Concordo que qualquer prova dá aquele frio na barriga. Quem gosta de ser testado?
Mas ser testado na prova do DETRAN envolve fatores emocionais de cada pessoa:
1) Cobrança familiar – é uma desonrar não passar na primeira tentativa;
2) Dinheiro – há pessoas que tem o dinheiro contado nos mínimos centavos. Juntou durante um bom tempo e foi na coragem. Muitos precisam da habilitação como meio de ganhar dinheiro (motorista profissional);
3) Empresa – uma empresa custeia todo o curso. A pessoa em questão tem a obrigação, intima, de passar e aproveitar a chance.
São vários motivos pessoais que levam a tirar uma habilitação. O nervosismo impera. Quais as são falhas constantes na prova de direção? Enumerarei algumas:
1) Esquecer de ligar a seta (indicador de mudança de direção) antes de colocar o veículo em movimento, mudar de direção, indicar que vai entrar à direita ou à esquerda, sair ou entrar na área da vaga (espaço delimitado simulando uma vaga), entrar ou sair do acostamento;
2) Entrar no veículo e não posicionar o banco adequadamente, ajeitar os retrovisores (interno e externos) e, por último, colocar o cinto de segurança – que é o certo;
3) Pisar no freio juntamente com a embreagem (deve pisar só no freio; quando for parar o veículo aciona depois a embreagem);
4) Não olhar o retrovisor direito antes de mudar de faixa de trânsito;
5) Não olhar o retrovisor esquerdo antes de mudar de faixa de trânsito;
6) Segurar o volante com uma mão sem necessidade de mudar a marcha;
7) Estar muito próximo do volante ou muito afastado. O posicionamento correto são os braços semiflexionados;
8) Virar a cabeça para trás no intuito de ver a baliza e não se chocar com ela. O correto é olhar pelo retrovisor;
9) Não acionar corretamente (até o final) o pedal de embreagem;
10) Acelerar demasiadamente e não engatar uma marcha adequada.
Vale frisar que os examinadores não podem:
1) Exigir pressa no percurso. Pode sim alertar na hora da baliza, mas sem terror psicológico;
2) Gritar, depreciar o aluno. Este tem que ser respeitado pela condição emocional e como pessoa;
3) Exigir dinheiro como meio “seguro” de passar na prova. Quem assim age favorece a corrupção e tornará a prova de direção um mercado e não a filosofia de avaliação. Quem favorece a corrupção, prejudica as pessoas que podem passar pelos próprios méritos, mas serão prejudicadas por examinadores inescrupulosos.
O veículo que vem treinando deve ser o mesmo. Nada de aceitar de última hora a condição de que o veículo enguiçou e terá que fazer a prova em outro veículo. Pode não parecer, mas cada veículo possui uma ergonomia diferente, embreagem mais suave que outro; direção mais dura do que outro etc.
Poderão lhe dizer que carro é tudo igual e que se você não consegue dirigir veículo diferente então não sabe dirigir. Não aceite. Comunique o fato ao DETRAN e exponha o fato. Já pensou treinar num Jumbo e depois mandarem pilotar um caça? É isso.
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A materia é muito boa.
ResponderExcluirEu reprovei pela segunda vez por uma besteira muito grande de deixar o carro morrer no aclive. Nas aulas é tudo lindo, era raríssimo deixar o carro morrer. Depois descobri que uma garota que tinha errado muito mais que eu "passou". Ela jura não ter pago e sim que o examinador foi com a cara dela, até deu umas cantadas. Acho muito injusto e para não passar por tudo de novo estou pensando em pagar o tal "quebra", não concordo, mas nessa situação o que fazer? O nervoso na hora da prova é pavoroso!