Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Procuradores de Contas apontam irregularidades em contrato do Detran

O Ministério Público de Contas (MPC) protocolou, na semana passada, uma representação contra o ex-diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Carlos Lopes, por supostas irregularidades em contrato firmado com a empresa Futura Consultoria e Pesquisa Ltda. O órgão ministerial pediu a suspensão imediata dos pagamentos do contrato, sem licitação, para o desenvolvimento de ações para educação no trânsito. A denúncia afirma que existiu uma “inversão de papeis” no acordo, cabendo à empresa a escolha das ações realizadas.

De acordo com informações do MPC, o pedido de medida cautelar será apreciado pelo relator do processo (TC 5489/2015), conselheiro Sérgio Manoel Nader Borges. A representação também cita o ex-diretor-técnico do Detran-ES, Tarcílio Deorce da Rocha, além da pessoa jurídica da Futura. Os ex-servidores podem ser condenados ao pagamento de multa, além da inabilitação para o exercício de funções públicas. Já o Futura pode ser declarado inidôneo para licitar ou contratar com o poder público estadual e municipal.

Na denúncia inicial, o MP de Contas aponta irregularidades na terceira fase do projeto “Educação para o Trânsito”, derivado do projeto coordenado pelo antropólogo Roberto DaMatta no ano de 2007. O MPC questiona a contratação do Futura sem licitação, que teria apresentado uma certidão em que seria representante exclusiva do antropólogo. No entanto, o órgão ministerial afirma que o objeto do contrato era múltiplo, além de Roberto DaMatta ter uma empresa própria de consultoria e o fato do antropólogo atuar na coordenação geral do projeto.

Antes do contrato firmado em 2014 com a Futura, o projeto teve duas etapas. Na fase I, o antropólogo ministrou palestra, em 2008, e posteriormente lançou um livro relacionado ao tema de educação no trânsito. Em 2010, o Detran-ES iniciou a fase II do projeto, que consistiu na realização de pesquisas qualitativas e workshops, com a elaboração de um projeto pedagógico de execução do conteúdo do trânsito nas escolas, e a qual teve parceria da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Na avaliação do MPC, o Detran-ES vinculou o seu contrato à vontade da contratada, manifestada por meio da proposta apresentada (projeto “Educação no Trânsito”) pela empresa Futura, havendo inversão de papéis. Verificou-se, também, fragilidade no planejamento das ações por parte do Detran-ES, que, com base nas conclusões dos estudos desenvolvidos na fase I do projeto, teria subsídios suficientes para elaboração do plano de trabalho e do projeto básico, documentos essenciais para instrução do procedimento de contratação, inclusive de forma direta.

A fase II foi encerrada no final de 2010 e, em outubro de 2013, o Detran-ES iniciou novo procedimento, tendo em vista a apresentação de nova proposta elaborada pela empresa Futura, demonstrando interesse em executar a fase III do projeto “Educação para o Trânsito”, agora denominado “Trânsito para o Outro”. O procedimento foi concluído com a assinatura do contrato nº 033/2014, no valor R$ 3,25 milhões, também por dispensa de licitação. Nesta fase, a empresa produziria um kit sobre comportamento no trânsito, que acabou sendo alterada para o desenvolvimento de uma plataforma digital, sem qualquer motivação por parte do Detran-ES.

Outros indícios de irregularidades apontados foram: especificação do objeto do contrato de forma incompleta, evidenciando-se, assim, a falta de cuidado e planejamento; e atuação da empresa contratada em ramo de atividade incompatível com a totalidade do objeto do contrato. Neste ponto, o MPC destaca que 75% do valor do contrato (cerca de R$ 2 milhões) se refere a serviços na área de informática, cuja Futura não possui “expertise”. O  Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) também não teria se manifestado sobre a contratação.

Procuradores de Contas apontam irregularidades em contrato do Detran com a Futura

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL), A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.