Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Habilitado e não habilitado. Quem provoca mais acidentes de trânsito?

O motorista acusado de atropelar pelo menos 20 corintianos na última terça-feira, não possui carteira de habilitação (CNH).

Hector Ernandes de Santana, 20 anos,dirigia pela região da praça Silvio Romero, no Tatuapé, quando avançou com o veículo em cima da torcida alvinegra que comemorava a conquista do título da Copa Libertadores da América. Ao menos 20 pessoas foram encaminhadas para hospitais da região.

Sem habilitação o jovem tentou dirigir e atropelou 20 pessoas. Apesar de ser vinte de uma vez, o condutor não representa uma estatística e muito menos acrescenta aumento nos acidentes de trânsito. Ou melhor, a maioria dos acidentes de trânsito, no Brasil, acontecem por condutores veteranos, que possuem habilitação há mais de 10 anos.

Os acidentes de trânsito, em grande maioria, acontecem por imprudência ou negligência.

Condicionamento versus descaso.

Muitos condutores veteranos acham que já sabem o suficientemente sobre como dirigir. Acontece que direção defensiva exige conhecimento, atenção, previsão e decisão.

Mesmo que o condutor tenha habilidades para dirigir caso não saiba sobre os sinais de trânsito, e seus significados, as regras de trânsito, em especial a regra da direita, os gestos dos condutores e dos agentes da autoridade de trânsito (PM, guarda municipal), de nada adiantará a habilidade.

Desatento, como o condutor poderá dirigir com segurança?Frações de segundos são necessários para o condutor tomar uma atitude coerente a situação e o cérebro humano demora quase um segundo para processar as informações.

Previsão. Sem atenção, como o condutor veterano irá prever algo, ou seja, imagine olhando para o celular enquanto dirige, mas acontece algo à frente, como uma senhora atravessando a rua de forma lenta, o que é normal pela idade. Notem que um veículo a 60 km/h (sessenta quilômetros por hora) percorrer 17 m/s (dezessete metros por segundo) – e quanto maior a velocidade, maior as distância percorridas. Logo, um simples olhar para os lados representa percorrer 17 m (dezessete metros) sem ter visto o que ocorrera à frente.

Decisão. Imaginem, agora, condutor sem conhecimento ou sem de alguns dos itens da direção defensiva como atenção, previsão e decisão. Poderá o condutor em momento inesperado tomar uma decisão satisfatória ao acontecimento de forma a evitar acidente? Não.

Ser ou não habilitado, ter ou não habilidade

O que importa, diante dos fatos nos acidentes de trânsito, é a conduta do condutor. A maioria dos acidentes acontecem:

  • Excesso de velocidade;
  • Estado psicológico alterado por ingestão de álcool;
  • Desrespeito as regras e normas de circulação de trânsito;
  • Veículo sem manutenção;
  • Sinalização de trânsito ausente, insuficiente, inadequada, sem manutenção;
  • Descaso com a própria vida e vida das demais pessoas.

Reflita.


Quem é culpado pelos acidentes de trânsito no Brasil?

  1. A autoescola que frauda o processo de habilitação
  2. O cidadão que aceita obter habilitação de forma fraudulenta
  3. Agente público que libera condutor embriagado mediante suborno
  4. A sociedade ou o cidadão no qual usa o dispositivo constitucional para não assoprar no bafômetro como meio para não ser flagrado em estado alcoólico

Escolheu todas? Parabéns! Só com a participação consciente e responsável é que o Brasil deixará de produzir, anualmente, 50.000 (cinquenta mil) acidentes de trânsito; muitos destes com mortes.

Quem obtém habilitação de forma fraudulenta contribui para a corrupção em todos os setores no Brasil
This work is licensed under a Creative Commons license.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.