Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Financiar é o maior problema do consumidor

Procon de São Paulo indica quais são os cuidados na hora da compra de um veículo e dá dicas para evitar dor de cabeça com os serviços de pós-venda

Foto

Carsale - No mundo inteiro, março é conhecido como o mês do consumidor. E para aproveitar essa data importante, a reportagem levantou quais são as atividades relacionadas ao setor automotivo que mais possuem reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor.

De acordo com o Procon-SP, o momento mais complicado é no ato da compra. “A hora de adquirir o carro novo deve receber uma atenção redobrada. Nesse estágio há a interferência de vários interesses e instituições, como por exemplo, o financiamento bancário, que está na terceira colocação no ranking de serviços com problemas”, disse a supervisora da área de assuntos financeiros do Procon-SP, Renata Reis.
A especialista explica que a grande questão está no relacionamento das concessionárias com os bancos. “Quando o vendedor de carros financia um veículo no momento da venda, ele atua como um agente da instituição financeira. Sendo assim, ele recebe uma comissão extra por essa atividade. O grande problema é que muitas empresas repassam esse valor em forma de uma taxa adicional ao consumidor, algo que é ilegal”, conta Renata Reis.

A supervisora do Procon-SP também aproveita e levanta outras taxas que são cobradas de forma errada. “Além da taxa de serviço de terceiros, há também as famosas tarifas de cadastro e as de custo de impressão de boleto. Todas elas foram proibidas pelo Banco Central e o consumidor não deve aceitá-las”, conclui.

O outro lado da moeda
A reportagem questionou o Procon-SP sobre a quantidade de reclamações com relação aos outros serviços oferecidos pelas concessionárias, como pós-venda, garantia, entre outros. Mas, essa questão não requer tanta preocupação dos consumidores. “Não há um número relevante de reclamações quanto a prazos de garantia não cumpridos, ou um atendimento ruim do pós-venda, ou no momento das revisões. Nessas situações, o setor automotivo serve como modelo e consegue atender de forma mais eficaz os clientes”, afirmou a supervisora do órgão de defesa do consumidor.

Algumas dicas
Com duas situações distintas, entre muitas e poucas reclamações, caso você seja pego de surpresa e se depare com algum problema relacionado ao carro, separamos algumas importantes dicas oferecidas pelo Procon-SP.
- Na hora da compra do veículo, sendo zero quilômetro ou usado, sempre preste atenção nas taxas e juros cobrados. Leia bem o contrato e verifique o valor exato e correto que envolve o negócio.
- Preste atenção nesses termos: taxa da impressão do boleto, taxa de serviços de terceiros, taxa de cadastro. Todas são ilegais e, infelizmente, são cobradas dos consumidores.
- Tanto para a compra e venda, como para os serviços, revisão e garantia, guarde todas as ordens de serviço e protocolos fornecidos pela concessionária. Documente cada passo e o estágio de atendimento. No caso de um problema, esse material servirá como um material de “defesa” para recuperar o prejuízo.

Financiar é o maior problema do consumidor| Carsale

This work is licensed under a Creative Commons license.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.