Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Campanha pelo amor a vida


Essa é uma campanha de conscientização diante das inúmeras mortes no trânsito devido a atitudes de negligência e imprudência no trânsito.


Pode parecer mesmice, mas assim é pela postura que mata e aleija milhares de brasileiros anualmente nas vias terrestres.



Conscientização. É o que falta em muitos usuários de vias terrestres (pedestres, motoristas motorizados ou não).


Difunda esta campanha:



 “Quem ama não se mata; e não faz sofrer a quem ama”.

Leia o texto abaixo e reflita:


Nenhuma noite é tão calorosa quanto o aconchego do lar e poder abraça os familiares.

Poder ver os sorrisos das crianças, da esposa, dos pais.

Todos os contratempos da vida se vão, músculos se relaxam, coração se acalma.

O calor do asfalto, o relógio incessante, o semáforo que me controla, o pedestre que se joga na frente dos veículos, as multas sem fundamento, os buracos nas ruas, os carros que parecem marias-fumaça, a viatura policial que avança o semáforo vermelho sem estar com os de sinais, simultaneamente, ligados (luz e som).

Tudo isso se vai quando penso em minha família. E por eles que também dirijo com responsabilidade
.
Porque o amor que sinto por eles é que me faz ser prudente.

Não quero que sofram pela minha morte prematura, ou se desfaz a união harmoniosa em minha família pela minha condição de tetraplegia, hemiplegia.

E a vida é valiosíssima, não devendo ser desperdiçada por pressa, exibição, algumas cédulas a mais.
Morrer é natural. Morre por imprudência é ignorância, desprezo pela própria vida e a vida das demais pessoas.

É o não amar a própria família, amigos. Por que quem ama faz de tudo para não causar sofrimentos a eles por motivos banais, bárbaros, imprudentes.

Discernimento do bom condutor:

“O que somos é consequência do que pensamos".




O bom usuários de vias terrestres procura agir adequadamente em cada situação porque sabe que da própria conduta no trânsito há de criar comportamentos bons ou maus.


Não importa em qual situação se encontra: pedestre, motorista de veículo motorizado ou não. O dilema é respeito a vida.


Ensina aos filhos através de palavras e atos o comportamento adequado (virtudes): respeito, solidariedade, responsabilidade, cortesia; deveres e obrigações como cidadão consciente da importância de contribuir e manter qualidade de vida para todos.


Mais do que obedecer leis - cegamente - age por condição humana: preservação da própria vida, da vida alheia, do amor universal.


Porque sem virtudes só haverá barbaria. 







O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer".
Albert Einstein

"Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível. "
Albert Einstein



A sociedade que ensina e age com atitudes de egoísmo, estupidez,selvageria e desobedecendo as próprias leis que criaram como forma de criar um bem comum só resgatará dor. Porque não pode ser diferente a colheita do que plantou.



O livro da vida da história humana - seja com as boas atitudes ou más - há de dizer como proceder e o que terá de reação.



Quem
 planta amor colhe amor.
Quem planta barbaria colhe barbaria.

Ação e reação!

Como diminuir os efeitos estressantes ao dirigir?


1)      Dedique alguns minutos a respiração. O nervosismo faz com que a respiração seja curta – não encha os pulmões totalmente – e rápida. A respiração correta leva mais oxigênio às células do corpo melhorando significamente o estado de ânimo, relaxação. Faça: respire profundamente – afrouxe o cinto de sua calça caso esteja apertado demais – e solte o ar lentamente. Faça esta respiração três vezes de forma lenta;

2)      Tenha uma imagem que goste para poder ver: família, paisagem. Ou até mesmo alguns planos que queira realizar. Olhe-os (da família e dos planos), respectivamente, com amor e com convicção de que vai conseguir o que deseja;
3)      A mente humana é fabulosa, mas quando não “vigiada” nos pega de surpresa e pode nos deixar mais irritados ou causar a perda d o controle emocional. Por isso sempre procure algum mecanismo que o faça relaxar;
4)       
5)      Para os motoristas profissionais – que estão horas dirigindo – dedique alguns minutos para se alongar. São simples exercícios que ajudarão muito. As tensões nos braços, costas e pescoço são comuns para quem dirige por muito tempo;
6)      O excesso de cafeína ou estimulantes só agrava a situação. Cansaço se resolve com noite de sono. Por mais que se tenha que cumprir metas e horários a vida vale mais do que qualquer dinheiro. Centenas de acidentes de trânsito se devem a sonolência ao dirigir. Os estimulantes têm efeitos, mas chega a um determinado momento que é inevitável dormir e cochilar enquanto dirige;
7)      Evite comida muito gordurosa, condimentada e salgada. O excesso de sal aumenta a pressão sanguínea que poderá com o decorrer do tempo causar ruptura de artéria, gordura e condimento dificultam a digestão podendo causar desconforto, sonolência.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.