1)Travessias urbanas
Nesses locais há movimentação de pedestres que muitas vezes estão distraídos, afoitos. O motorista deve tomar o máximo de cuidado ao se aproximar de cruzamentos, principalmente. A redução da velocidade, a atenção máxima, a cautela em prosseguir são alguns dos cuidados básico para se evitar acidentes.
2) Interseções em nível
Quase 70% (setenta porcento) dos acidentes acontecem nos cruzamentos. Há noite existem motoristas que não respeitam o sinal vermelho dos semáforos – entendo até a questão da violência em nosso país –, mas alguns se expõem desnecessariamente numa atitude de ousadia e imprudência com a própria vida. Diminuir a velocidade mesmo com o sinal na cor verde também é uma atitude sensata e preventiva.
3) Trechos sinuosos
Os olhos enganam, e muito. Observe a figura baixo
Agora se afaste do monitor de seu computador. Mudou algo? Isso se chama ilusão de ótica e acontece no cotidiano. Dentro de um automotivo em movimento aumenta-se a ilusão de ótica. Quanto mais veloz o veículo mais se tem ilusões de ótica. Por isso as campanhas de dirigir com velocidade compatível com a localidade.
Agora saiba que a pista de rolamento (rua) pode parecer plana, mas pode conter ondulações perceptíveis somente quando se para e olha. Quando em trecho que desconheça transite com velocidade segura, isto é, de forma que possa deter o veículo com segurança – sem cantar pneu.
4) Descidas com forte declive
Nunca coloque o veículo em ponto morto. Quando a marcha está engatada o “freio motor” age e mantém o veículo mais seguro na descida. Quando se está em ponto morto o veículo ganha mais velocidade na descida e com isto há maior aquecimento dos freios cujo resultado final é ineficiência da frenagem (redução da velocidade).
5) Pontes estreitas
Nunca ultrapasse em pontes estreitas. Espere a sua vez, Seja prudente com a sua vida.