Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cancelamento de habilitação fraudada

Fonte: Câmara dos Deputados
A Comissão de Viação e Transportes aprovou na quarta-feira (1º) o cancelamento da carteira de habilitação obtida por meio de fraude. O texto foi aprovado na forma do substitutivo do deputado Chico da Princesa (PR-RR) ao Projeto de Lei 3528/08, do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB).

A proposta original previa a cassação de documento de habilitação obtido por meio de fraude. O relator optou por cancelar o documento. Ele lembrou que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB - Lei 9.503/97) prevê que quem teve a carteira cassada pode requerê-la após dois anos.
A cassação ocorre quando o motorista conduz veículo mesmo com a carteira suspensa; quando há reincidência de alguns tipos de infrações; ou ainda quando o condutor é condenado judicialmente por delito de trânsito.
Punição prevista
Na avaliação de Chico da Princesa, "não se deve conceder a reabilitação a quem possui carteira obtida por meios fraudulentos, ou seja, aquele que nunca foi regularmente habilitado".
Por outro lado, prossegue o relator, o CTB já define a punição para quem falsificar ou adulterar documento de habilitação e de identificação do veículo. A penalidade é de multa e apreensão do veículo.
Além do cancelamento da carteira fraudada, o relator prevê que, até a conclusão do procedimento de averiguação da legalidade do documento, a pessoa poderá dirigir veículos automotores mediante autorização especial do órgão executivo de trânsito do estado responsável pela apreensão.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.