Fonte: Denatran Informamos aos cidadãos a existência de um golpe que está sendo aplicado por meio de falsos boletos bancários referentes às multas de trânsito. Segundo relatos, os criminosos fotografam veículos que estão trafegando em uma determinada via.
De posse do número da placa, das imagens e do endereço do motorista, os criminosos falsificam boletos de pagamento de multa e os enviam ao usuário. Nesse suposto boleto consta o número de uma conta bancária na qual deve ser efetuado o depósito do pagamento.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) recomenda aos usuários que ao receberem o documento referente à multa acessem o site do respectivo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e consultem, por meio do número da placa do veículo, se há de fato algum registro de infração. Para saber o site do Detran do seu estado acesse:
Como identificar e-mails falso?
Como identificar um e-mail de phishing? Aqui há seis dicas:
1. Confie no seu intestino e quando duvidar, contate diretamente a empresa
Se você receber um e-mail de uma empresa ou entidade em que algo parece "off" (se não visualizar clique aqui) entre em contato com a empresa através de meios normais para confirmar a autenticidade do e-mail. Não contate a empresa ou entidade através de qualquer URL, endereço de e-mail, número de telefone ou outras informações de contato fornecidas no e-mail suspeito. Em vez disso, você deverá ir diretamente ao site da empresa / entidade ou chamá-los, usando uma URL ou número de telefone que você ou outra pessoa tenha previamente confirmado como legítimo.
3. Verifique o campo "De"
Os phishers podem facilmente falsificar endereços de e-mail autênticos, fazendo parecer que um e-mail vem de um remetente autêntico, confiável, mas verificando o campo "De" pode, pelo menos, ajudar a identificar os golpistas não sofisticados. Se o "de" e-mail contém caracteres excessivos, tem erros de ortografia, ou não partilhar o mesmo domínio que a empresa (por exemplo, "@ carlos.com" (legítimo) versus "@ carlos_tudo.com" (ilegítima) você poderia ter encontrado um phishing.
2. Verifique o campo "para"
Empresas legítimas com as quais você tem um relacionamento estabelecido, muitas vezes (mas nem sempre) enviam e-mails com linhas de assunto personalizados ou introduções (por exemplo: "João, é hora de renovar a sua conta") Este não é regra geral , no entanto, se você receber um e-mail com uma linha de assunto genérico ou introdução não supor automaticamente que é um phishing. Além disso, se você tiver vários endereços de e-mail, verifique se o endereço de e-mail que usaram para contatá-lo é aquele que você usou para se inscrever para essa conta online. Se não for, você pode ter encontrado um phishing.
3. Confira os links
O e-mail contém URL(mas não clique sobre eles com o mouse) de visualização que corresponde ao URL no texto de e-mail? Os phishers podem incluir uma URL legítimo em seu e-mail que redireciona para um URL ilegítimo.
Scammers usam a mesma técnica para fazer você pensar que está navegando para um site legítimo. Se a visualização da URL não corresponde ao URL escrito, este pode ser um forte sinal de que você encontrou um phishing. Além disso, se qualquer link ou link de visualização não contém o endereço de domínio tradicional da empresa é sinal de que o link é malicioso.
Por exemplo: “http://super.abril.com.br "(legítimo) versus " http://super.abril_sei.com.br "(ilegítimo). Você deve estar desconfiado de phishing no último caso.
4. Fato verificar o conteúdo de e-mail
Olhe atentamente para o conteúdo do e-mail. Se eles se referem a uma conta previamente estabelecido, será que a informação que fornecem sobre a conta corresponde com informações de sua conta real? Os phishers podem tentar induzi-lo a acreditar na autenticidade do e-mail, acrescentando conta errada ou detalhes de confirmação, esperando que você não vai estar atento o suficiente para perceber os erros. Olhe com cuidado. Se algo não se somam, você provavelmente já tem um phishing em suas mãos.
5. Empresas legítimas e as autoridades não pedem informações pessoais por e-mail
Se você recebeu um e-mail não solicitadas pedindo que você forneça informações pessoais sensíveis diretamente dentro de uma resposta por e-mail, você pode muito seguramente assumir que é um ataque de phishing. Empresas conceituadas quase nunca pedem para confirmar os detalhes, como sua conta, segurança social, ou número de cartão de crédito através de uma resposta por e-mail, mas, ao invés, direcioná-lo para uma página de empresa segura usando o SSL (exemplo: https e não http para proteger sua informação através de criptografia.
6. Procure erros gramaticais e erros ortográficos
Um monte de atividade de phishing tem erros gramaticais ou erros de ortografia em abundância.