Pesquisar este blog

domingo, 19 de abril de 2015

Regras e cuidados ao pedalar

Os ciclistas e esportistas de outros modais devem ficar atentos às regras e cuidados na Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife, que funciona nos domingos e feriados, das 7h às 16h. Para evitar acidentes, a Secretaria de Turismo e Lazer alerta que os integrantes devem respeitar as regras do projeto. Diferente do que muitos pensam, outros tipos de modais podem trafegar pela ciclofaixa. Com exceção apenas daqueles que têm propulsão motora ou tração animal. Skatistas, patinadores e ciclistas devem aproveitar a via sem prejudicar o outro.

O projeto, porém, tem suas restrições, é proibido utilizar o local para práticas esportivas que não sejam condizentes ao projeto, colocar a segurança dos outros em risco com excesso de velocidade e condução perigosa. Também não é permitido transportar volumes incompatíveis com a prática de ciclismo.

Muitos integrantes do projeto não respeitam essas regras e prejudicam outros usuários, além dos motoristas que ficam nas imediações da ciclofaixa. Paula Hirakawa sofreu um acidente na ciclofaixa no último domingo (12), no trecho da Avenida Agamenon Magalhães, no Centro do Recife. Ela estava a caminho do Recife Antigo, no Bairro do Recife, quando aconteceu o acidente. "Foi horrível. Estava na ciclofaixa e o sinal abriu para os carros e eu estava no meio tentando passar. Uma moto não quis saber disso e me atropelou. Os carros começaram a buzinar para eu sair enquanto estava machucada no chão. Nenhum orientador veio me ajudar. Uma ciclista que estava no local me ajudou a levantar. Machuquei o meu rosto, minha perna e meus braços", contou Paula.

A Secretaria de Turismo e Lazer aconselha que, em caso de acidente, o usuário acione um dos 69 monitores distribuídos no percurso para que ele tome os devidos procedimentos de emergência, como acionar uma ambulância.

Foto: Mariana Campello/JC Trânsito
A ciclofaixa conta com três rotas que cortam mais de 30 bairros da cidade, interligando as Zonas Norte, Sul e Oeste, totalizando 36,5 quilômetros de faixa exclusiva e tendo o Marco Zero, no Recife Antigo, no Centro do Recife, como ponto de convergência. O roteiro é demarcado por 6,9 mil cones. Cerca de 18 mil pessoas frequentam o trajeto, sendo 36 mil viagens realizadas no dia.

Quem não tem bike pode alugar uma magrela em uma das 80 estações de aluguel de bicicletas do Itaú, pelo projeto Bike PE e pelo Porto Leve. Já os que ainda não sabem pedalar, a ONG Ameciclo disponibiliza voluntários do projeto Bike Anjo para dar uma ajudinha para quem quiser se tornar um ciclista. Basta solicitar a ajuda no site da empresa.

Confira regras e cuidados na hora de pedalar na Ciclofaixa de Turismo e Lazer - NE10

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL), A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.