Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de março de 2010

O que é cidadania e ser cidadão?

O que é cidadania?
Cidadania é participação de cada brasileiro naturalizado ou nato nas questões econômicas, segurança pública etc.
Através do voto direto os brasileiros elegem seus representantes para que estes possam gerir os bens da nação como minerais, água, solo etc.

Nem sempre o povo na totalidade podia votar. Só os homens – nobres – podiam; escravos, mulheres, etc. não podiam votar por que não “tinham” capacidade de raciocínio e opinião.
As escolhas dos representantes eram de interesse pessoal, isto é, o povo era secundário importando a permanência da casta real.
Somente com a Idade Contemporânea (séc. XVIII até os dias de hoje), surgindo um novo tipo de Estado, o Estado de Direito, que é uma grande característica do modelo atual. A principal característica do Estado de Direito é: "Todos tem direitos iguais perante a constituição", percebendo assim, uma grande mudança no conceito de cidadania.
Para ter ideia dos avanços políticos no Brasil analisaremos a constituição de 1824:
Mulheres que não exerciam cargos de nível superior, menores de dezesseis anos, analfabetos, negros, escravos e homens com idade inferior a vinte cinco anos não podiam votar. Quem tinha “prestígio” de voto era a elite na época - era obrigado a ter uma renda mínima de 100 mil-réis anuais (equivalente a 1/8 de ouro de 22 quilates).
Por isso é importante saber votar, escolher os representantes. Contudo é importantíssimo saber que não adianta somente eleger, há de vigiar e exigir prestação de contas do que os políticos fazem.
Outro ponto importante é saber agir adequadamente em conformidade com as leis em nosso país. De nada adiantam leis que protegem, por exemplo, o pedestre, se este acaba desrespeitando as leis de trânsito. Há direitos e deveres para cada usuário de vias terrestres.
Por mais que pareçam cruéis e limitadoras dos direitos individuais as existências de leis se fazem necessárias para manter harmonia social.
Cada pessoa tem uma forma de pensar, agir, discernir. Cada indivíduo possui um temperamento emocional. As leis servem para conter os ânimos exaltados e direcionar o grupo humano para um bem comum. Se assim não fosse veríamos mais ainda as constantes relações barbarias tanto no sei familiar – o centro de uma nação – quanto na massa humana nacional.
Todo direito (lei) tem como finalidade proteger. Sejam idosos, crianças, doentes etc. Defender o mais fraco diante da covardia dos mais fortes.
Pense agora qual a sua postura diante de si porque a sua conduta dirá o tipo de sociedade que está construindo e, consequentemente, tendo a reação para si.
Qualquer humano agredido reagirá. Agressão gera um sentido de apatia tanto em uma pessoa quanto na coletividade.
Agir de forma agressiva e desrespeitando as leis de trânsito gera revolta, indignação.
Pense!

Um comentário:

Deixe seu comentário, dúvida.

Trânsito Escola não se responsabiliza pelos comentários.Os autores dos respectivos comentários são responsáveis pelo que dizem.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.