Trânsito Escola – O Metrô do RJ foi multado em R$ 1.082.624,00 (um milhão, oitenta e dois mil e seiscentos e vinte e quatro reais) pela paralisação do sistema durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Pode parecer muito o valor de R$ 1.082.624,00, mas a multa representa 0,5% do faturamento do Metrô Rio em 2012. Para os proletariados que ganham um salário mínimo, que de nada tem honroso e não dá dignidade aos trabalhadores, mas para a concessionária é um presente quanto aos intermináveis problemas pelo desserviço contínuo aos consumidores.
Multas no Brasil servem para dizer que algo está sendo feito para conter os abusos das concessionárias de transportes públicos. Quando se vala em multas, o povo lê os dígitos e dá impressão de eficiência das Agência Reguladora (autarquias em regime especial), mas na verdade trata-se de atuações paliativas que perpetuam o sofrimento do povo diante das indecorosas atuações arbitrárias das concessionarias de serviços públicos – graças às Agências Reguladoras