Com o novo mascote da corporação e o Espaço de Convivência recém inaugurado, Estância está conseguindo aproximar crianças com ação educativa que beneficia toda a família
Aproximar condutores, pedestres, agentes e crianças faz parte do projeto de humanização do trabalho dos agentes de trânsito da Estância Turística de Ribeirão Pires. Pouco a pouco, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, vem investindo em mais ações que objetivam promover boas práticas no trânsito e levar essa consciência para todos os moradores da cidade, começando pela criança que se torna disseminador daquilo que aprende.
As ações de educação no trânsito ganharam um importante reforço para aumentar o interesse das crianças. Trata-se do Urso, cão da raça labrador, que veste, inclusive, roupa com as cores da corporação quando acompanha os agentes nas visitas em portas de escolas e no espaço de convivência.
“As crianças adoram, se aproximam para mexer com o cachorro, brincam e, neste momento, enxergamos uma boa oportunidade para mostrar que o agente de trânsito não está ali apenas para punir quem descumpre uma regra ao volante, mas também para orientar e ensinar, além de ajudar a não corrermos riscos de acidentes”, explicou o secretário adjunto de Trânsito, Miguel Luis Filho.
“A educação para o trânsito deve começar cedo, entre as crianças. Garantir o acesso à informação e orientações aos condutores e pedestres é indispensável para prevenir acidentes. Além de cidadania, o respeito às leis de trânsito e condições adequadas no sistema viário, que fazem parte do programa de investimentos da Prefeitura, são questões de segurança de todos os moradores e visitantes da cidade”, afirmou o prefeito Saulo Benevides.
A Secretaria de Transportes e Trânsito está realizando diversas ações por toda a cidade, em campanhas itinerantes e formação para estudantes, por exemplo. O objetivo é a redução de acidentes de trânsito, mudança de comportamento em condutores e pedestres, fortalecimento do vínculo entre moradores e agentes e, como consequência dessas medidas, aumento de qualidade de vida para todos.
Aproximação entre crianças e agentes
Inaugurado no Parque Pérola da Serra, ao lado da Secretaria de Transportes e Trânsito, o Espaço de Convivência de Educação para o Trânsito vem mudando a forma de ensinar os alunos das escolas municipais sobre boas práticas e regras no tráfego de veículos. Em ambiente lúdico – mini circuito que representa o sistema viário – as crianças são provocadas ao despertar da consciência sobre cidadania e responsabilidade enquanto pedestres e futuros condutores.
Os orientadores falam sobre todos os temas que envolvem práticas do trânsito, como perigo ao dirigir alcoolizado, conhecer as diferentes sinalizações, usar o celular enquanto está guiando o carro, travessia com segurança e outras atividades que, de forma divertida, ajudam as crianças a assimilar o que estão aprendendo.
Samara Suellen Santos, de oito anos, foi uma das alunas da Escola Municipal Professor Antonio Lacerda Bacellar que participou da ação de trânsito no novo espaço de convivência. A garota já sabe o que vai levar da experiência. “Eu sempre ando com o meu tio. Vou falar sobre o que aprendi para ele nunca mais bater o carro”, contou.
O espaço de convivência estará aberto para agendamento de escolas, empresas e grupos para atividades educacionais de trânsito. “Desde o começo do ano, nosso trabalho é voltado para a aproximação entre condutores, pedestres e profissionais da área. Queremos abrir as portas para a educação no trânsito e isso começa com as crianças, que são bastante curiosas quanto ao tema e são os futuros motoristas de nossa cidade, além de serem disseminadoras do que aprendem ao abordarem o assunto com os pais e familiares”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito, Rubens de Almeida Sousa.
A Secretaria de Trânsito também leva mini circuito de trânsito durante o evento Espalha Ribeirão, que acontece uma vez por mês em diferentes bairros da cidade.
Fonte: Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires Secretaria de Comunicação
Trânsito Escola – A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires está de parabéns pela inovação e criatividade. Com certeza, o mascote terá duplo valor educativo: fazer com que as crianças se conscientizem da importância de respeito a vida do animal e dos seres humanos.
De forma lúdica, os professores (psicopedagogos) poderão incutir nas mentes infantis o respeito a vida, não importante de seres animais racionais ou irracionais. O cão é dócil por natureza e sua interessam com as crianças cria clima agradável, de amor e ternura. Na fase infantil, os ensinamentos de civilidade é muito importante para a formação dos futuros cidadãos conscientes de suas responsabilidades na preservação da vida, seja qual for.
As condutas futuras serão baseadas em amor, respeito, solidariedade, e não em contínuo digladiar entre os seres humanos, que são comuns dentro da normose brasileiras nas vias públicas e nos vastos segmentos sociais.
São ações como esta que materializam o espírito do CTB: educação em primeiro lugar, e não somente aplicações de multas. Educar leva tempo, mas traz benefícios duradouros. Punir, somente, não resolve nada, se assim fosse, os presídios brasileiros teriam capacidades de ressocialização dos detentos. Quando, se acontecer, um condutor, que cometera crime de trânsito é preso em regime fechado, na cela só aprenderá revolta, desamor, pela omissão do Estado em Segurança Pública – ressocializar também é assunto de Segurança Pública.
Socializar sempre e mais vantajoso que ressocializar, pois como já dizia um grande filósofo:
“Eduque as crianças, para não punir os adultos”.
Mais um vez Trânsito Escola parabeniza a Prefeitura pela criatividade e inovação educativa ao trânsito. Além disso, ganha nosso selo de compromisso social: