O selo Responsabilidade Social no trânsito é uma iniciativa de Trânsito Escola para conscientizar quanto à necessidade de humanização no trânsito. As matérias publicadas serão analisadas e poderão receber o selo.
No final veja quem foi contemplado com o selo
Incentivar a conduta civilizada (moral e não apenas legal, o que está na lei) é uma forma de humanizar o trânsito brasileiro que se encontra numa normose cotidiana.
Não é tudo que é legal, que é moral. Por exemplo, o ato de se recusar ao teste etilômetro (bafômetro). Apesar de ser legal, não é moral, uma vez que, o cidadão que assim age incentiva os demais a mesma postura.
Sabemos que, infelizmente, a maioria das mortes no trânsito se deve ao consumo de álcool antes e durante a condução veicular.
Civilidade é empatia. Sem empatia cada qual age sob o mando das convenções próprias, principalmente quando respaldados por leis – exemplos históricos: negro não tinha direitos, assim como as mulheres, antes da atual Constituição, de 1988.
O selo idealizado por Trânsito Escola, apesar de ser simbólico, preconiza o fomento de muitos cidadãos em torna o trânsito terrestre, caótico, através das virtudes humanas.
Selo Trânsito Escola
Responsabilidade social no Trânsito