Insatisfeitos com os serviços oferecidos por uma autoescola de Araras (SP), alunos e representantes do sindicato de trabalhadores realizaram um protesto nesta sexta-feira (25). Eles reclamam da demora para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), da falta de aulas práticas à noite e fraude na identificação digital. A escola está fechada desde quarta-feira (23). O caso é investigado pela Ciretran. O dono da autoescola não quis se pronunciar sobre o caso.
A aluna Melisa Gomez disse que o medo é completar o período de um ano que a escola oferece e não conseguir fazer as aulas práticas dentro do prazo. “Eu paguei pelas aulas teóricas em maio e ainda não consegui fazer os exames”, contou.
A autoescola alega que está fechada porque teve problemas com o sistema de identificação digital dos alunos. Mas o delegado responsável pela Ciretran, Sydney Urbach, afirmou que há dez dias o diretor da escola pediu demissão depois de denuncias de irregularidades e ninguém ficou no lugar. Segundo ele, todas as autoescolas precisam ter diretor geral de educação e instrutores. Na falta de uma deles, as aulas não podem ser ministradas e nenhum aluno pode realizar exames.
"Foi aberto um processo administrativo para apurar também as denuncias de fraude no sistema eletrônico de biometria. Os alunos não faziam as aulas obrigatórias por lei e passavam as digitais deles no sistema biométrico informando ao órgão de trânsito que tinham feito aulas regulares”, explicou Urbach.
Os alunos também confirmam que a autoescola não realizava aulas práticas noturnas. “Eu passava a digital, mas não fazia a prática. O instrutor dizia que era para adiantar minha digital", relatou a estoquista Leide Taiane de Santana.
Mais irregularidades
Segundo o presidente do Sindicato de Trabalhadores de Autoescolas, Laércio da Silva, outras irregularidades também foram cometidas. “Faltou pagamento, vale-refeição, horas extras e todos os direitos que o trabalhador possui”, relatou.
Enquanto a situação não se resolve, os alunos reclamam do prejuízo. “Para se locomover na cidade você tem que tirar carta, então tem que ser o mais rápido possível. Acho que esperar sete a oito meses para tirar uma CNH é tempo demais”, reclamou um aluno.
O delegado de Araras orientou os alunos que se sentirem prejudicados para pedirem a transferência da matrícula para outra autoescola ou então entrar com uma ação na Justiça.