Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Por que dos pedágios?


O motorista já paga IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), licenciamento, DPVAT (seguro obrigatório), Cide (Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico) e ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).


Então, onde vão parar o dinheiro do contribuinte? Por que as vias rurais, as rodovias que são vias pavimentadas, são cheias de buracos? O que dizer também das vias urbanas que parecem mais "queijo suíço"?

Uma verdade: o governo administra de forma arbitrária o dinheiro do contribuinte. Não falo do atual governo, mas qualquer governo – federal, estadual e municipal - que deixe de honrar com os compromissos constitucionais.

O terceiro setor como é chamado pela contratação de firmas particulares pelo governo passou a ser a forma de fornecer serviços ao povo.
Por um lado é ótimo porque se vê as vias terrestres sob controle do particular com mais segurança, melhor asfalto, manutenção constante. Já as vias terrestres cujos serviços são puramente sem a participação de particulares se vê a precariedade na qualidade do serviço público.
Alguns argumentam que o governo em si não tem capacidade de gerir, dar os serviços essenciais ao povo brasileiro, por outro lado sabemos que os gastos orçamentários públicos são muitas vezes em obras faraônicas, superfaturadas e indo parar em paraísos fiscais.

Sob a ótica do precisar de serviços terceirizados muitos governos se aproveitam para contratos fraudulentos. O Ministério Público tem exaustivamente ajuizado ações de improbidades administrativas contra agente públicos que lesão à pátria.
Temos cidadãos conscientes, que mobilizar forças conjuntas para sanar esta sangria aos trabalhadores brasileiros – do empregador ao empregado porque todos trabalham e contribuem, pagam impostos.
Que fique a reflexão depois da Copa do Mundo e, claro,a vitória da seleção brasileira.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.