Trânsito Escola – O povo brasileiro está aplaudindo a descoberta de petróleo em quantidade suficiente para alavancar o Brasil aos patamares de um dos maiores produtores de petróleo. O Governo Federal, junto com os estaduais, não medem divulgações de narcisismos a eles mesmos, como forma de demonstrar as suas competências ao desenvolvimento econômico no Brasil.
Se compararmos o preço da gasolina brasileira com o de outros países veremos que no Brasil o preço é altíssimo. Na Venezuela, o litro da gasolina custa R$ 0,02, na Arábia Saudita, R$ 0,24, nos Estados Unidos, R$ 1,87. A justificativa do preço da gasolina no Brasil se deve ao fato de que o refino não acompanha o avanço do consumo no Brasil. Assim, o Brasil precisa importar, e muito, para manter o consumo interno eficiente.
Ora, se o problema é o refinamento, a descoberta do pré-sal não deve ser vista com louvores de desenvolvimento, pois nada adiantará ter petróleo se – nos moldes atuais de ineficiência de refino de petróleo – o Brasil continuar a precisar importar petróleo refinado.
Como o Brasil sempre vendeu a sua matéria-prima para poder, depois, comprar a manufaturada, e assim ter, indiretamente, seu próprio produto, nos parece que os alardeios comemorativos são panaceias de final de festa regada a cerveja. Nada adiantará o Brasil ter uma das maiores reservas de petróleo do mundo, se o refinamento for precário, insuficiente para a demanda no território nacional. Não podemos esquecer também que a ideia de mais petróleo, subjetivamente, soa nas mentes a possibilidade de se ter carro particular e menos gastos mensais. Ora, se novamente o Governo Federal decretar diminuição dos impostos para a aquisição de automotores particulares, novamente os brasileiros se depararão com o inferno dos congestionamentos, contudo bem mais acentuado.
Aos próximos governantes, a mobilidade urbana deve ser repensada para não fazer o Brasil país retrógrado quando se compara suas políticas de mobilidade urbana com as de outros países cujos resultados dão qualidade de vida.
Para terminar, não podemos esquecer que muitos países estão produzindo veículos movidos com outros tipos de combustíveis, que não sejam derivados do petróleo. Eis a pergunta que não quer se calar:
- Afinal, para que servirá o pré-sal ao Brasil em relação as políticas mundiais de reduções de poluentes atmosféricos, principalmente provenientes de automotores? Mobilidade urbana assegura qualidade de vida aos usuários de vias terrestres e a preservação do meio ambiente.