A delegacia de trânsito de São Sebastião do Paraíso está estudando um novo local, para a instalação do circuito onde os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) realizam as aulas práticas de direção e também o exame do Departamento de Trânsito (Detran). A intenção é reduzir o alto índice de acidentes que vem ocorrendo na Avenida Dárcio Cantieri, local que atualmente é utilizado pelas autoescolas do município.
De acordo com delegado de trânsito de São Sebastião do Paraíso, Vinicius Zamó, por se tratar de uma via coletora, os condutores muitas vezes desrespeitam a velocidade permitida na Avenida Dárcio Cantieiri, que é de 60 quilômetros por hora. Esta imprudência aliada a falta de experiência dos alunos das autoescolas e candidatos a Carteira de Habilitação, que realizam os exames do Detran no mesmo local, aumentam as chances de ocorrer acidentes. “O volume de acidentes envolvendo carros de autoescolas na Avenida Dárcio Cantieri é algo que vem causando grande preocupação. É fácil presenciar veículos em alta velocidade cruzando a avenida. A gente já testemunhou acidentes com motos, caminhões e carros, que só não tiram vidas ou geraram danos irreversíveis por obra do acaso. Diante disso, informei ao diretor da Banca Examinadora, delegado regional Marcos Roberto Piedade, a intenção de fazer a substituição de local e ele já sinalizou positivamente a esta pretensão”, adianta Zamó.
Com a mudança, será proibida a realização de qualquer tipo de exame de trânsito ou aula prática para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação em toda a extensão da Avenida Dárcio Cantieri. Segundo o delegado, a intenção é colocar os alunos das autoescolas e candidatos a CNH, em um local mais seguro e reservado.
Os três examinadores da banca do Detran que atuam na cidade já foram consultados sobre um novo local que possa abrigar, de forma mais sistemática, os candidatos e os proprietários de autoescolas, com banheiros e bebedouros de água. No entanto, a nova área ainda não foi definida. Testes começaram a ser realizados no Jardim Europa, abrangendo também o estacionamento do parque de exposições. “Me parece que as aulas neste primeiro local sugerido foram bem sucedidas, mas ainda é apenas um teste que estamos realizando. Ainda não há nada confirmado”, acrescenta o delegado de trânsito.
O dono de autoescola, Tárcio Correia, concorda com a mudança de local e garante que ela trará mais segurança aos alunos, condutores e demais usuários da via. “O acesso a Avenida Dárcio Cantieri é entrada de cidade. Existe um fluxo intenso de veículos, principalmente os de grande porte. O carro de autoescola tem que manter uma velocidade padrão e, com isso, os instrutores e alunos estão correndo sérios riscos. Nós estamos muito preocupados com a questão da segurança. No Jardim Europa, como foi sugerido, estaremos mais bem instalados. Na Avenida Itália há os redutores de velocidade e ninguém vai imprimir mais que a velocidade padrão, oferecendo maior segurança. O exame do Detran também poderá ser feito na condição normal, com rampas, balizas e vai testar o candidato realmente”, observa.
A substituição de local para os testes de direção deve se colocada em pauta ainda nesta semana pelo delegado de trânsito juntamente com a coordenação da Banca Examinadora.
Clicfolha