Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ultrapassagem e disputar racha. Veja os novos valores nas multas de trânsito

Trânsito Escola – Ultrapassagem em local proibido, pelo acostamento, de forma perigosa e disputa do tipo Velozes e Furiosos estão com novos valores. A medida tem como objetivo reduzir os acidentes de trânsito no Brasil, que são 50 mil por ano.

O problema está na fiscalização como meio de coibir tais práticas violadoras da dignidade humana: o direito à vida, com qualidade. A educação é, e sempre será, o pilar da civilidade. Não a educação punitiva, mas a preventiva. Apesar dos esforços em reduzir a barbárie no trânsito brasileiro, pelo Sistema Nacional de Trânsito (SNT), a aplicabilidade não tem dado certo.

Apenas fiscalização e punição não resolvem o problema selvageria nas vias públicas abertas à circulação. A educação aos direitos humanos é a conduta a ser amplamente aplicada em todas as instituições de ensino, e principalmente nos lares brasileiros. Educação demora – veja o caso da Suécia, por exemplo, mas surte efeitos que perduram por muito mais tempo do que simples punições.

Quem tem dinheiro, e não tem amor à vida, não se importará em pagar. Mesmo que perca a habilitação de trânsito (cassação), ainda assim, continuará a cometer e gerar situações perigosas nas vias públicas. Há inúmeros casos de condutores, cujas habilitações estão suspensas ou cassadas, que pouco se importam se estão ou não habilitados.

Antes de tentar curar a doença, da incivilidade, é preciso evitá-la: educação.

 

Tabela do Denatran publicada pela PRF em Sergipe (Foto: Reprodução/PRF-SE)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.