Pesquisar este blog

sábado, 13 de julho de 2013

Projeto libera porte de arma de fogo para quem tem mais de 21 anos

O deputado Rogério Peninha Mendonça, do PMDB de Santa Catarina, quer liberar a posse e o porte de armas de fogo no Brasil. O deputado apresentou projeto de lei para revogar o atual Estatuto do Desarmamento e instituir o Estatuto da Regulamentação das Armas de Fogo no País.

Ouça aqui.

Pela proposta, para comprar uma arma de fogo, o interessado deverá ter no mínimo 21 anos e apresentar documento de identidade, CPF, comprovantes de residência e de ocupação legal. Além disso, deverá estar em pleno gozo das faculdades mentais, comprovado por atestado médico, e não poderá ter antecedentes criminais ou estar sendo investigado por crime doloso. Será exigido, ainda, curso de manuseio de arma e de iniciação ao tiro.

Rogério Mendonça argumenta que o projeto atende ao Referendo de 2005, quando 60 milhões de eleitores, ou seja, mais de 60% da população, rejeitaram a ideia de se extinguir o comércio de armas no Brasil. Segundo ele, com o Estatuto do Desarmamento, houve redução drástica no número de estabelecimentos que vendem armas no País, mas isso não contribuiu para a redução da criminalidade. O deputado afirma que em 20 dos 27 estados da federação houve aumento da criminalidade.

O Ministério da Justiça informa, no entanto, que após a primeira Campanha de Desarmamento, em 2004, o número de mortes por armas de fogo caiu 11%. A secretária nacional de segurança pública do ministério, Regina Mike, destaca que o governo é contrário a qualquer proposta que flexibilize o Estatuto do Desarmamento. Ela considera ilusória a ideia de que ter uma arma traz proteção ao cidadão.

O deputado Zé Geraldo, do PT do Pará, membro da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência, também acredita que o cidadão não deve ter uma arma para se defender [sonora].

Até o momento, os cidadãos têm apoiado a proposta que libera a posse e o porte de armas de fogo no Brasil por meio de ligações ao serviço Disque-Câmara. Até o dia 6 de julho, o serviço recebeu o total de 3.066 manifestações sobre o projeto. Destas, 21 foram contrárias e 3.045 foram favoráveis à liberação.


De Brasília, Lara Haje


Trânsito Escola/Brasil Progresso – Quem já ouviu sobre “Suíça e suas Armas”. O problema não está na arma, mas no ser humano. A cultura brasileira não foi educada, como a cultura suíça, quanto ao uso e porte de armas. Muitas culturas têm armas nas mãos de civis, e não é por isso que se sai atirando à toa – e os índices de criminalidade são baixos. Há países que, como nos EUA, por exemplo, em que o cidadão resolver atirar em verdadeiro estado alterado de consciência.

No Brasil, muitas armas são ilegais, sem registro, o que favorece a atos criminosos diversos. Outro problema enfrentado no Brasil é quanto ao “apadrinhamento”, ou seja, “aliviar” quem comete crime por ter conhecimento, “amizade”, com autoridade.

Mas é certo que o povo não pode ficar desprotegido diante de criminosos psicopatas, que vem crescendo no Brasil. O Estado deve dar Segurança Pública, mas é omisso quanto à isto. Solução? Longe de se obter. Na tentativa, primeiro conter o ato de venda ilegal de armas no Brasil, cassar direito ao uso/posse de arma de quem está ilegal, depois, educar o povo quanto ao uso de arma, sua finalidade (proteção à vida, e não a “lei do mais forte”, ou “sabe com quem está falando”?)

O que não se pode é deixar o civil desprotegido.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license. Permissões além do escopo desta licença podem estar disponível em: transitoescolaeducacao@gmail.com A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.