Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Estudo aponta que freio ABS pode salvar vida de motociclista

image

Trânsito Escola – Um estudo feito pelo "Insurance Institute for Highway Safety" (IIHS), organização dos Estados Unidos que realiza testes independentes de segurança , sobre a eficiência do freio ABS, mostrou o quanto é importante o sistema ABS.

Infelizmente, no Brasil, e por culpa dos gestores públicos, as indústrias automobilísticas não colocam o sistema ABS como item não opcional. Até nos veículos de quatro rodas, o sistema ABS não está presente nas quatro rodas, o que aumenta a probabilidade de acidentes de trânsito.

Assim como o ABS, o air-bag também é item opcional (pagar a mais para se ter no veículo) e deixando o condutor e passageiros em perigo de vida em caso de acidente de trânsito. Tais itens já deveriam sair de fábrica – sem serem opcionais. O argumento quanto aos itens serem opcionais é sobre o encarecimento, final, do veículo. Ora, jamais a vida do ser humano pode estar abaixo do capitalismo. A vida é única, carros podem ser montados, reconstruídos.

O Brasil, infelizmente, caminha na contramão do progresso ambiental. Enquanto outros países, cada vez mais, tentam diminuir o privilégio de se ter veículo automotor particular para se privilegiar os transportes públicos (trem, metrô), o Brasil, as políticas econômicas incentivam a comprar veículos particulares, que congestionam cada vez mais as vias brasileiras e poluem muito mais que trem e metrô.

Além de poluírem mais, e causarem congestionamentos estressantes, os itens, como ABS e air-bag, que já são básicos em muitos países – não são opcionais –, são opcionais, ou seja, pagar mais para se ter segurança, o que é um direito irrestrito aos usuários de vias terrestres. A quem interessa a insegurança dos usuários de vias terrestres?

Infelizmente, o que se vê é uma tentativa de manter a economia aquecida –se é possível assim manter, já que acidentado de trânsito faz o  SUS gastar na recuperação e tratamento do acidentado, o órgão de trânsito, que possui circunscrição na localidade, tem que repor sinalizações destruídas pelo acidente, o acidentado não trabalha – a custas de favorecimentos aos lobistas da indústria automobilística em detrimento do bem-estar do povo brasileiro.

Como o instrutor de trânsito pode ensinar valores de cidadania, o que se exige em uma das disciplinas cobradas pelo CONTRAN para a formação de condutor, se os próprios direitos dos cidadãos são infringidos pelas próprias políticas absurdamente contrárias aos direitos e garantias fundamentais dos brasileiros, dentre eles, o direito a um trânsito seguro, que é preconizado no próprio CTB?

Há muita exigências aos usuários de vias terrestres, mas pouquíssimas atuações dos agentes públicos políticos em dar qualidade de vida:

  1. Mais de sessenta por cento das vias terrestres são inadequadas ao trânsito, o que se resume em perigo de vida;
  2. Os veículos nacionais, os que são mais vendidos, não atendem a segurança esperada pelas tecnologias existentes;
  3. Boa parte das vias não são sinalizadas adequadamente, ou são inexistentes;
  4. Se investe muito na tecnologia de fiscalização de velocidade (pardal), mas não se cria um plano nacional de fazer todos os veículos nacionais saírem de fábrica com ABS e air-bag – não esquecendo que acidente a 40 km/h pode causar rompimento da medula espinhal, fraturas nas costelas etc.;
  5. Vias sem passarelas, passagens subterrâneas para os pedestres – quando há estão em precárias condições de segurança.

Trânsito Escola sempre alertou sobre a mobilidade urbana, que é uma piada em nosso país. Muita verborragia e leis que não asseguram os direitos reais dos usuários de vias terrestres: o direito de ter vida digna, com qualidade.

Estudo aponta que freio ABS pode salvar vida de motociclista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença podem estar disponível em: transitoescolaeducacao@gmail.com A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.