Trânsito Escola – Um estudo feito pelo "Insurance Institute for Highway Safety" (IIHS), organização dos Estados Unidos que realiza testes independentes de segurança , sobre a eficiência do freio ABS, mostrou o quanto é importante o sistema ABS.
Infelizmente, no Brasil, e por culpa dos gestores públicos, as indústrias automobilísticas não colocam o sistema ABS como item não opcional. Até nos veículos de quatro rodas, o sistema ABS não está presente nas quatro rodas, o que aumenta a probabilidade de acidentes de trânsito.
Assim como o ABS, o air-bag também é item opcional (pagar a mais para se ter no veículo) e deixando o condutor e passageiros em perigo de vida em caso de acidente de trânsito. Tais itens já deveriam sair de fábrica – sem serem opcionais. O argumento quanto aos itens serem opcionais é sobre o encarecimento, final, do veículo. Ora, jamais a vida do ser humano pode estar abaixo do capitalismo. A vida é única, carros podem ser montados, reconstruídos.
O Brasil, infelizmente, caminha na contramão do progresso ambiental. Enquanto outros países, cada vez mais, tentam diminuir o privilégio de se ter veículo automotor particular para se privilegiar os transportes públicos (trem, metrô), o Brasil, as políticas econômicas incentivam a comprar veículos particulares, que congestionam cada vez mais as vias brasileiras e poluem muito mais que trem e metrô.
Além de poluírem mais, e causarem congestionamentos estressantes, os itens, como ABS e air-bag, que já são básicos em muitos países – não são opcionais –, são opcionais, ou seja, pagar mais para se ter segurança, o que é um direito irrestrito aos usuários de vias terrestres. A quem interessa a insegurança dos usuários de vias terrestres?
Infelizmente, o que se vê é uma tentativa de manter a economia aquecida –se é possível assim manter, já que acidentado de trânsito faz o SUS gastar na recuperação e tratamento do acidentado, o órgão de trânsito, que possui circunscrição na localidade, tem que repor sinalizações destruídas pelo acidente, o acidentado não trabalha – a custas de favorecimentos aos lobistas da indústria automobilística em detrimento do bem-estar do povo brasileiro.
Como o instrutor de trânsito pode ensinar valores de cidadania, o que se exige em uma das disciplinas cobradas pelo CONTRAN para a formação de condutor, se os próprios direitos dos cidadãos são infringidos pelas próprias políticas absurdamente contrárias aos direitos e garantias fundamentais dos brasileiros, dentre eles, o direito a um trânsito seguro, que é preconizado no próprio CTB?
Há muita exigências aos usuários de vias terrestres, mas pouquíssimas atuações dos agentes públicos políticos em dar qualidade de vida:
- Mais de sessenta por cento das vias terrestres são inadequadas ao trânsito, o que se resume em perigo de vida;
- Os veículos nacionais, os que são mais vendidos, não atendem a segurança esperada pelas tecnologias existentes;
- Boa parte das vias não são sinalizadas adequadamente, ou são inexistentes;
- Se investe muito na tecnologia de fiscalização de velocidade (pardal), mas não se cria um plano nacional de fazer todos os veículos nacionais saírem de fábrica com ABS e air-bag – não esquecendo que acidente a 40 km/h pode causar rompimento da medula espinhal, fraturas nas costelas etc.;
- Vias sem passarelas, passagens subterrâneas para os pedestres – quando há estão em precárias condições de segurança.
Trânsito Escola sempre alertou sobre a mobilidade urbana, que é uma piada em nosso país. Muita verborragia e leis que não asseguram os direitos reais dos usuários de vias terrestres: o direito de ter vida digna, com qualidade.
Estudo aponta que freio ABS pode salvar vida de motociclista