Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de julho de 2013

Donos de bares ajudarão na tarifa de táxi

Os executivos da indústria de bebidas e os donos de bares adicionaram a mobilidade urbana à pauta de reivindicações este ano. O setor fechou o primeiro semestre com queda de vendas, reflexo da economia desaquecida e do rigor maior da nova Lei Seca, em vigor desde dezembro de 2012. Os empresários estão discutindo com o poder público soluções para oferecer transporte coletivo e táxi mais barato para trazer de volta aos bares o consumidor que parou de sair para beber.


Desde março, os empresários do setor se reúnem com taxistas e representantes da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos (Metrô, CPTM, EMTU) no Comitê Paulista de Ações para a Segurança Viária. Um grupo de trabalho foi criado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) para estudar mobilidade urbana. O Detran disse que o objetivo do comitê é "estudar medidas para ampliar e estimular o transporte público noturno alternativo ao veículo particular para cidadãos que tenham consumido álcool".

Uma das medidas em estudo é a oferta de ônibus no trajeto das cinco linhas do metrô durante a madrugada, conhecidos como "corujão". A ideia é abastecer a rota com linhas de ônibus menores e vans para levar os passageiros das estações de metrô até a região dos bares. A possibilidade de manter o metrô aberto 24 horas foi descartada.

O Detran confirma que a proposta está na mesa, mas diz que ela ainda está em fase de "discussão técnica". O Estado apurou que o grupo trabalha com a meta de lançar um projeto-piloto em agosto para atender os bares da Vila Madalena, em São Paulo. Posteriormente, a solução seria estendida às demais regiões da cidade.

O grupo também discute soluções para reduzir a tarifa do táxi na noite paulistana, o que foi confirmado pelo Detran. A ideia é oferecer o serviço de madrugada ao preço de bandeira 1, que é 30% menor do que a bandeira 2, tarifa que entra em vigor às 20h. O grupo tem dificuldade de tirar o projeto do papel pois ainda não encontrou uma fórmula de equacioná-lo financeiramente, disseram fontes que participam das discussões.

Os bares e as fabricantes de bebidas sugerem que a prefeitura cadastre taxistas interessados em oferecer o serviço por preço reduzido. A vantagem é ganhar mais clientes. A proposta, porém, é praticamente idêntica ao projeto Táxi Amigão, lançado em 2009, que fracassou por não ter adesão dos taxistas.

Subsídio. Outra possibilidade é que a indústria de bebidas e os bares ofereçam subsídio ao cliente que usa táxi. A proposta é usar a ajuda dos aplicativos para chamar táxi no smartphone para comprovar que o cliente chegou de táxi e oferecer desconto na conta do bar, disse diretor do 99Taxis, Paulo Veras, que tem 8 mil taxistas associados em São Paulo e participa do grupo.

Um projeto-piloto financiado por três associações que representam cervejarias, fabricantes de bebidas e donos de bares está previsto para entrar em funcionamento no próximo mês, também na Vila Madalena, diz o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Joaquim Saraiva.

A meta é financiar as corridas de táxi de cerca de 3 mil pessoas em um mês com média de R$ 5 por cliente - os recursos viriam da Abrasel, da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil). "É um projeto-piloto, mas as empresas não têm condições de financiar o táxi para a cidade inteira", disse Saraiva.

O diretor-geral da CervBrasil, Paulo Petroni, confirma que discute soluções para "equacionar a questão de beber e dirigir na noite paulistana", mas diz que "nenhuma decisão foi tomada". Mesmo tendo sua venda reduzida pela Lei Seca, a indústria de bebidas vem adotando discurso uníssono de apoiar a nova regulamentação e patrocinar ações para o "consumo moderado".

A Ambev e a Diageo, dona de marcas como Smirnoff e Johnnie Walker, foram procuradas para patrocinar iniciativas de subsidiar o uso de táxi, apurou o Estado. A AmBev não quis comentar a questão. A Diageo disse que está atuando com a Abrabe e outras associações de classe "em ações para incentivar alternativas de transporte público noturno".

Cervejarias querem ajudar na conta do táxi - economia - - Estadão


Trânsito Escola – A ideia é boa quanto à redução de acidente de trânsito, já que quem dirigirá é condutor não alcoolizado, o taxista. Por outro lado, a bebida alcoólica continua sendo questão de Saúde Pública, não resolvida. A OMS já se pronunciou sobre a ingestão de álcool e os malefícios ocasionados ao organismo humano. O próprio CDC  preconiza:

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

        I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos;

        II - a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações;

       III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem; (Redação dada pela Lei nº 12.741, de 2012)   Vigência

Art. 8° Os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores, exceto os considerados normais e previsíveis em decorrência de sua natureza e fruição, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hipótese, a dar as informações necessárias e adequadas a seu respeito.

        Parágrafo único. Em se tratando de produto industrial, ao fabricante cabe prestar as informações a que se refere este artigo, através de impressos apropriados que devam acompanhar o produto.

        Art. 9° O fornecedor de produtos e serviços potencialmente nocivos ou perigosos à saúde ou segurança deverá informar, de maneira ostensiva e adequada, a respeito da sua nocividade ou periculosidade, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis em cada caso concreto.

        Art. 10. O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

O que o Estado arrecada com os impostos pagos pelas indústrias cervejeiras não cobrem os gastos que o SUS tem com as internações e tratamentos de alcoolizados (alcoólatras). A nação perde em desenvolvimento, pois o trabalhador está internado, ou afastado por motivos de saúde.

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença podem estar disponível em: transitoescolaeducacao@gmail.com A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.