Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de julho de 2013

Comissão exige passagem para pedestres em rodovias

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou na quarta-feira (10) proposta que torna obrigatória a construção de passagem subterrânea, passarela ou instalação de semáforo nos cruzamentos de rodovias com vias urbanas. A exigência vale também para trechos em que a via cruze unidades de conservação.

A comissão acolheu substitutivo da relatora, deputada Rosane Ferreira (PV-PR), ao Projeto de Lei 4812/12, do deputado Fernando Jordão (PMDB-RJ). O texto original determina a construção obrigatória de passagens subterrâneas tanto nos cruzamentos urbanos quanto em reservas ecológicas.

Solução

Rosane Ferreira argumenta que essa solução pode não ser conveniente ou adequada a todos os casos. “Para a passagem de animais em unidades de conservação, certamente seria a forma mais indicada; nas cidades, no entanto, há a alternativa do uso de semáforos ou de passarelas suspensas”, defende.

Em áreas urbanas, os acessos subterrâneos, além dos cuidados de engenharia para construção, têm outros inconvenientes, diz a relatora. “É necessária iluminação para o período noturno, além de serviço de limpeza pública e de vigilância policial, para garantir a segurança dos transeuntes e evitar ações da marginalidade”, ressalta.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Íntegra da proposta:
PL-4812/2012

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença podem estar disponível em: transitoescolaeducacao@gmail.com A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.