Reportagem percorre rodovias que cortam o estado e encontra sinalização com informações defasadas Falhas desorientam motoristas e ampliam risco de acidentes
Pista fechada? - Sinalização indica que a 381 está fechada, mas ponte do Rio das Velhas foi liberada há mais de um ano
Quem passa pela BR-381, perto de Sabará, recebe um aviso na altura do km 451. A sinalização alerta para obras na estrada. Motoristas que diminuem a velocidade, como manda a lei, se espantam em seguida: não há intervenção alguma. Na BR-040, perto do trevo de Curvelo, a situação é pior. Uma grande placa amarela instalada na pista, no trecho Brasília-Belo Horizonte, informa a motoristas com destino ao Espírito Santo ou a cidades como Governador Valadares que a BR-381 está fechada por conta da interdição da ponte sobre o Rio das Velhas, em Santa Luzia. O detalhe é que a ponte já está liberada há mais de um ano.
Problemas de sinalização como esses não são isolados em rodovias que cortam Minas. A reportagem do Estado de Minas percorreu 650 quilômetros em quatro trechos próximos a Belo Horizonte e constatou casos de informações erradas de todo tipo. Há alertas para obras concluídas, desvios já desativados, quebra-molas que não existem e até placas que indicam diferentes limites de velocidade para o mesmo trecho.
Além de desorientar condutores e ampliar chances de acidentes – um motorista que não conhece a pista pode frear bruscamente e acabar atingido por outro que não reduz, por exemplo –, as placas erradas criam uma situação mais problemática, na avaliação de especialistas: tiram a credibilidade da sinalização de trânsito. “Quando as placas desorientam o motorista, há uma situação clara para provocar um acidente”, avalia Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Logística da Fundação Dom Cabral. De janeiro a agosto, foram mais de 17 mil acidentes, 10,4 mil feridos e 775 mortos em estradas federais que cortam o estado, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Sem quebra-molas - Placa na BR-040, entre BH e Conselheiro Lafaiete, alerta desnecessariamente para uma lombada
Ao trafegar pelo BR-040, o EM localizou dois casos em que placas temporárias não foram retiradas e não correspondem mais à realidade do que ocorre na estrada. No km 422, perto do trevo de Curvelo, a informação é clara: “BR-381 interditada. Km 455 BH-Sabará”. A placa foi instalada para alertar para um possível desvio pela BR-135 por causa de problemas na ponte do Rio das Velhas, que ficou fechada de 20 de abril a 16 de setembro de 2011. Ocorre que a ponte está aberta há mais de um ano. O segundo exemplo está do outro lado da 040, perto de Conselheiro Lafaiete, Região Central de Minas. Segundo a sinalização, caminhões e carretas estão proibidos de usar a estrada entre Ouro Branco e Ouro Preto e devem ir até a BR-356 para retomar o caminho para a cidade histórica. Porém, essa restrição só valeu durante as obras em pontes históricas no trecho e deveria ter sido reformulada desde o segundo semestre de 2010.
Perigo Ainda na BR-040, em Congonhas, placas começam a mostrar que um quebra-molas está próximo. Porém, quando a sinalização enfim anuncia que a lombada está à frente, nenhum tipo de redutor é encontrado na pista. “O cara que sabe que não tem quebra-molas acelera, enquanto o que está passando pela primeira vez vê a placa e reduz. Está armado o acidente.
” Quem alerta é o caminhoneiro Deives Clara de Freitas, de 28 anos. “Os problemas são tantos que, mesmo para os que conhecem, as estradas são caixinhas de surpresa”, acrescenta. Acostumado com o trecho da BR-040 entre BH e Juiz de Fora, na Zona da Mata, ele aponta outro problema: “As obras sempre acontecem de dia. Porém, quando eles terminam o turno, a sinalização continua no local à noite, mesmo sem nenhuma intervenção na pista que exija mais atenção”, completa.

Obra concluída - Perto do km 32 da BR-356, placa alerta para redução de velocidade, mas não há intervenção na pista
Placas que indicam velocidade também desorientam motoristas. Perto do km 34 da BR-356, em Itabirito, a sinalização indica repentinamente que é necessária uma redução de 80 km/h para 40 km/h, sem razão aparente. No km 411 da BR-381, em Nova União, uma placa de 40km/h está encostada no barranco sinalizando uma velocidade incompatível com o trecho. No km 421, na entrada para Taquaraçu de Minas, ocorre o mesmo problema.
Por meio de nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que “a limpeza e manutenção da sinalização nas rodovias é feita pelas empresas contratadas para a manutenção de cada trecho rodoviário”. Sobre os problemas apontados pela reportagem, o órgão informou que fará vistorias para sanar possíveis falhas. O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), por sua vez, informou que a placa que apontava restrição entre Ouro Preto e Ouro Branco foi retirada na sexta-feira. Segundo a assessoria do órgão, a restrição só é válida para carretas bitrem e caminhões com mais de 16 metros de comprimento e uma nova placa será instalada no local assim que o Dnit autorizar.

Retorno esquecido - Também na BR-040 placa antiga indica interdição. DER-MG diz que retirou a sinalização na sexta-feira.
Trânsito Escola – E assim se segue na maioria das rodovias brasileiras onde a sinalização não é cuidada, renovada. Em caso de acidente por sinalização incorreta ou transtornos ao motorista o órgãos de trânsito, assim como a concessionária, suportaram as responsabilidades.
