Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Cacoal, RO, estão sendo penalizados por descumprimento da portaria nº 2.142, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia, que regulamenta a tabela de preços mínimos para aulas práticas e teóricas. As oito autoescolas atuantes no município permanecerão com o sistema inativo junto ao Detran durante sete dias. O valor indicado pelo órgão responsável começou a ser praticado em Cacoal no dia 13 de setembro, após notificação de todas as autoescolas.
“A corregedoria do órgão notificou todos os centros com base nos contratos recentes com preços inferiores, para que os novos valores passassem a ser praticados. O que foi feito prontamente. Mas por esses dias em que houve o descumprimento, coube penalização”, relata Samuel Leandro da Silva, proprietário de uma das autoescolas da cidade.
As autoescolas foram divididas em dois grupos, que se revezaram na penalização. As quatro primeiras já estão paradas e as outras entrarão no processo na quarta-feira (3).
Segundo Emerson Petsch, chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Cacoal, a nova tabela é uma preocupação para melhorar a qualidade das aulas ofertadas. “Foi feito um estudo para a realização dessa tabela. Baseado nos resultados, foi definido o total de aulas e os valores necessários para a capacitação dos alunos”, ressalta Petsch.
Para os empresários do ramo, apesar de altos, os valores são válidos e melhorarão o nível dos condutores do estado. “Condutor incapaz gera custos ao governo e é isso que eles querem evitar. Os novos valores irão garantir uma boa prestação de serviço, o que gerará motoristas mais bem preparados e competentes”, completa.
Com a nova portaria, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a custar R$ 1.540, exclusos taxas de exames e do Detran. Em Cacoal, o valor já chegou a R$ 550.
G1 - Autoescolas de Cacoal, RO, têm aulas suspensas pelo Detran - notícias em Rondônia
Trânsito Escola – lembrando que a tabela de preços de quaisquer DETRANs devem ser respeitadas. Não pode ter valores superior ou inferior.
Em algumas perguntas dos leitores sobre cobrança de taxa em autoescola Trânsito Escola respondeu que caso a autoescola (CFC) cobre acima do especificado pelo DETRAN, o aluno deve comunicar ao DETRAN do estado.
Tal prática fere os direitos do consumidor e burla a administração pública.
